Friday 12 May 2023

Papas a preto e branco

A semana passada enganei-me no link to principal artigo que queria partilhar convosco, com novidades e comentários sobre as famosas listas de alegados abusadores, tanto das dioceses como dos institutos religiosos. Está aqui o link correcto.

O líder da Igreja Copta Ortodoxa, o Papa Tawadros II – Tawadros significa Teodoro, mas ele costuma ser referido pelo nome copta – esteve em Roma onde participou, de forma inédita, numa audiência geral com o Papa Francisco. Trata-se de um gesto ecuménico de enorme magnitude, que permitiu ter dois Papas lado-a-lado, um de preto, outro de branco. O ecumenismo faz-se de diálogo doutrinal profundo e intenso, mas também de gestos de amizade pessoal que ajudam a quebrar barreiras de desconfiança que às vezes têm vários séculos. Se nunca ouviu falar, ou não sabe nada sobre esta comunidade, recuperei e actualizei este artigo onde se explica o essencial de quem são os coptas.

No sábado passado tivemos a coroação do Rei Carlos III. Foram muitos os que viram a celebração na televisão e terão reparado em vários detalhes religiosos. Eu gostaria de ter visto, não só porque sou monárquico, mas porque enquanto descendente de ingleses e nascido no Canadá, Carlos é em vários sentidos o meu Rei também. Contudo, não o pude fazer porque tive a primeira comunhão de um dos meus filhos, e há um Rei que mais importantes que os outros. Já tinha partilhado o link para a entrevista em inglês que fiz ao antigo capelão real, sobre a espiritualidade de Carlos, e agora já posso partilhar o link para a entrevista portuguesa.

Por estes dias muitos são os que estão a caminho de Fátima (incluindo esta peregrina muito especial). As celebrações deste mês ficam a cargo do Cardeal Parolin. Podem ler aqui uma entrevista exclusiva que ele deu à Renascença.

Os médicos católicos estão a pedir voluntários para a área da saúde durante as JMJ. Se tem interesse, leia aqui para saber o que tem de fazer.

Um dos pontos altos da minha viagem ao Líbano em 2022 com a AIS foi o tempo passado com os seminaristas maronitas em Beirute. O artigo sobre essa parte da visita só foi publicado agora, e convido-vos a ler e a inspirarem-se com a alegria e a paixão evangélica destes jovens. Leiam também, se puderem, a história das freiras que acompanham os migrantes que passam pela Colômbia para tentar chegar aos EUA.

No artigo desta semana do The Catholic Thing o autor Casey Chalk explica como uma doutrina pouco conhecida, mas fundamental para os protestantes, levou este antigo seminarista calvinista a pôr tudo em causa e acabar por entrar para a Igreja Católica.

Por fim, têm aqui informação interessante sobre o ciclo de conferências que a Associação de Juristas Católicos está a organizar até novembro, sendo o próximo já na sexta-feira da semana que vem.

1 comment:

  1. Não está relacionado com o post... Mas eu sou monárquico e gostaria que lesse 2 textos meus. Em geral o maior problema de nós monárquicos é que não sabemos responder às falácias republicanas. Leia e se quiser divulgue entre os seus conhecidos monárquicos. Não quero créditos, nem direitos de autor. Apenas ajudar a causa monárquica. Obrigado e saudações. NOTA: Se quiser, não precisa de aprovar este comentário.

    Refutação das falácias anti-monárquicas
    https://17endereco18.blogspot.com/2021/05/falacias-anti-monarquicas.html
    Países que cairam no autoritarismo depois da implatação da república https://17endereco18.blogspot.com/2021/05/paises-prejudicados-pela-queda-da.html

    ReplyDelete

Partilhar