Tuesday 16 May 2023

O selo do Vaticano para a JMJ

Está aí uma nova polémica, desta vez com o selo do Vaticano que comemora a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023.

Tanto quanto consigo perceber há duas razões pelas quais o selo está a ser criticado:

Por aqueles que simplesmente não gostam do desenho, nomeadamente porque tem tons inegáveis de arte do Estado Novo, com as criancinhas a seguir o líder – neste caso o Papa – enquanto abanam bandeiras nacionais. Neste contexto, o Padrão dos Descobrimentos não ajuda.

Por aqueles que identificam o próprio padrão dos descobrimentos como um símbolo fascista, e por isso opõem-se ao seu uso neste ou em qualquer outro contexto.

Sem me querer alongar, simpatizo com os primeiros e não tenho grande paciência para os segundos.

Em relação ao primeiro ponto, parece-me que bastaria que alguém em Portugal tivesse olhado para o selo para poder identificar as suas fragilidades estéticas. Isto não aconteceu? Noutros casos semelhantes a emissão de selos foi feita em conjunto com os serviços postais dos respectivos países, houve algum contacto com os CTT a este respeito? Já não seria expectável que o artista italiano que desenhou o selo tivesse conhecimentos para saber que o Padrão dos Descobrimentos, que é de facto um monumento magnífico e emblemático de Lisboa, tem esta associação tão grande ao Estado Novo e aos descobrimentos, que a Torre de Belém e os Jerónimos, por exemplo, não têm.

Por fim, cumpre dizer que esta polémica, por mais piada que possa ter, não é mais do que um fait divers. É um selo, não um manifesto político; é uma emissão do Estado do Vaticano, não de Portugal; é de um artista italiano, não português. O mundo continua e não será certamente isto que vai manchar as memórias que a JMJ vai deixar nas mentes dos lisboetas e dos portugueses.

Para permitir alguma comparação, junto aqui os selos de edições das JMJ anteriores. Penso que não há mais do que estes, pelo menos eu não encontrei.








5 comments:

  1. Sem me querer alongar, também não tenho grande paciência nem para os primeiros e muito menos para os segundos

    ReplyDelete
  2. acho o seleo genial, fantastico, parabéns au autor

    ReplyDelete
  3. Acho que justificar a contestação mesmo ao nível dos primeiros pode ser um exercício perigoso.
    Temos de parar de dar espaço a estas "ofensas", esta cultura de ofendidos está a castrar a liberdade de expressão das pessoas.
    Mais vale desvalorizar ou até gozar com este tipo de ofendidinhos do que dar-lhes o mínimo crédito que seja.
    Porque afinal, é uma critica ridícula.

    ReplyDelete
  4. Parabéns ao seu autor! Mostra conhecer bem a história de Portugal e saber do valor icónico e histórico de um dos monumentos mais emblemáticos da cidade que vai acolher milhares de jovens de todo o mundo nesta JMJ. O selo é internacional, só as criticas jacobinas é que são lusas. lamentavelmente!

    ReplyDelete

Partilhar