Friday 23 June 2023

Falta de Liberdade Religiosa no Mundo e de noção na TVI

O Papa confirmou esta quinta-feira que vem a Lisboa. Claro que isto vale o que vale, uma vez que nem o Papa pode prever o futuro, mas é um excelente indicador para a JMJ.

Quase dois terços da população mundial vivem em países onde a liberdade religiosa não é respeitada. Esta é uma das conclusões do Relatório da Liberdade Religiosa da fundação Ajuda à Igreja que Sofre, que hoje está a ser lançada um pouco por todo o mundo. Este é o único relatório não-governamental do género, que cobre todos os países e todas as religiões. Vale a pena aceder ao relatório e explorá-lo.

Como noticiei a semana passada, em primeira mão, o processo relativo ao Pe. Mário Rui foi arquivado e o seu afastamento provisório foi levantado. No domingo, quando ele voltou a celebrar missa publicamente, a TVI achou boa ideia fazer uma reportagem que anunciou no telejornal com a legenda “Padre pedófilo reza missa”, juntando assim a ignorância religiosa à ignorância jornalística e jurídica. Imediatamente surgiu um coro de vozes a protestar e a sugerir fazer uma reclamação à ERC. Neste artigo explico porque é que esta causa em particular nada tem a ver com as nossas opiniões privadas sobre o Pe Mário Rui e o seu caso, mas com a exigência que devemos ter em relação ao jornalismo português. Explico ainda, no post, como podem fazer a dita reclamação.

Entretanto o Patriarca confirmou que outro dos quatro padres de Lisboa também já viu o seu processo arquivado. Já actualizei a cronologia e o post com os dados detalhados sobre os casos conhecidos até agora.

Ainda no triste tema dos abusos, o Pe. Rupnik, o artista conceituado que afinal era um abusador em série, foi expulso dos jesuítas. Reflecti sobre o caso do Pe. Rupnik neste texto, quando o escândalo rebentou, e aconselho a leitura deste texto para compreenderem melhor o que se passou com ele agora.

A Irmã Lúcia poderá estar a caminho dos altares. O Papa abriu caminho ao seu processo de beatificação, esta quinta-feira.

Estive recentemente em mais dois episódios do programa E Deus Criou o Mundo, da Antena 1, onde falámos sobre a perseguição aos cristãos na Nicarágua e aos muçulmanos na China; o papel dos padres na política; o perfil do próximo Patriarca de Lisboa e a posição das religiões sobre as redes sociais. A partir daqui podem ter acesso aos links para os podcasts.

Termino com o apelo para que leiam o artigo desta semana do The Catholic Thing. Devemos contar que o nosso cônjuge mude depois de casar? Stephen P. White escreve sobre o sarilho em que se meteu quando deu a resposta errada num inquérito que supostamente não tinha respostas erradas. Vale muito a pena ler, sobretudo para quem é casado, pretende casar, ou trabalha com casais.

No comments:

Post a Comment

Partilhar