Friday 16 June 2023

Arquivamentos e altas hospitalares

O processo de abuso de menores envolvendo o Pe. Mário Rui, do Patriarcado de Lisboa, foi arquivado. É o primeiro dos processos decorrentes das listas elaboradas pela Comissão Independente a ser concluído, pelo menos que se saiba publicamente. Toda a informação disponível aqui.

O Papa Francisco deve ter alta amanhã, o que é obviamente uma boa notícia no geral, mas sobretudo para quem espera que ele consiga estar na JMJ, em Lisboa.

Ainda sobre a JMJ, recordo este texto que escrevi a semana passada, com um apelo para se inscreverem como famílias de acolhimento. É mesmo importante, não deixem passar esta oportunidade de viver de forma ainda mais intensa este grande evento.

Na Nigéria a vida está cada vez mais difícil para os cristãos. Para terem ideia do que sofrem os que vivem em zonas maioritariamente muçulmanas, leiam este artigo que escrevi para a fundação Ajuda à Igreja que Sofre Internacional sobre um antigo governador de um estado muçulmano que admite abertamente que favorecia os seus correligionários em detrimento dos cristãos.

Ao contrário do que se possa pensar, notícias como esta são razão ainda maior para apostar no diálogo inter-religioso. É o que está a fazer este padre em Moçambique, numa zona também muito difícil, onde nasceu o movimento que está a aterrorizar Cabo Delgado e redondezas.

E na senda da solenidade do Corpo de Deus, que foi a semana passada, oportunidade para recordar esta bela homilia do Papa Bento XVI sobre o assunto, que constitui o artigo do The Catholic Thing desta semana.

No comments:

Post a Comment

Partilhar