Friday 6 September 2013

Quando o telefone toca...

Um sorriso no meio do
cansaço em Damasco

De resto, a Síria continua a dominar as notícias. Ontem soube-se que a histórica vila cristã de Maaloula, onde ainda se fala aramaico, tinha sido ocupada pelos rebeldes. Hoje soube-se que já retiraram e que não tocaram em qualquer igreja ou símbolo cristão… vá lá!

O ex-ministro da defesa que ontem se soube ter fugido para a Turquia, tornando-se o mais influente alauita a fazê-lo, pode ter contado com ajuda do ocidente. A confirmar-se, tudo indica que Ali Habib possa vir a desempenhar um papel numa futura transição, para acalmar os receios da comunidade alauita… vamos ver como é que isso corre.

Entretanto, com tudo a falar numa eventual intervenção, há quem esteja no terreno a ajudar quem precisa. É o caso de padre Nawras Sammour, que foi entrevistado pela minha colega Matilde Torres Pereira. Vale a pena ler a transcrição integral da entrevista para ver o estado destas pessoas que se dão por inteiro aos mais necessitados.

A vigília de oração e jejum é amanhã. Saiba aqui o que se passa em Lisboa, Porto, Évora e Fátima. Tomem nota, também, que no próximo dia 15 de Setembro realiza-se uma peregrinação a São Bento da Porta Aberta pelos cristãos perseguidos, com especial enfoque na Síria. Começa às 15h com recitação do terço e há missa às 16h.

Da minha parte, na próxima semana estarei fora, mas farei os possíveis para actualizar o blogue e, pelo menos uma ou outra vez, mandar mail com novidades.

1 comment:

  1. Dominicanos elegem seu novo Prior Provincial: Frei Pedro da Cruz Fernandes, O.P.

    http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=96793

    ReplyDelete

Partilhar