Tuesday 16 July 2013

Marianne, a ucraniana revolucionária

Inna Shevchenko: Activista, Feminista,
Inspiradora de selos e carrasca de cruzes
A semana passada divulguei uma notícia que indicava que o Papa tinha escrito à Alitalia a dizer que não queria luxos nem uma cama no avião que o transporta para o Brasil. Hoje, porém, o Vaticano negou a existência da dita carta. (Mas não vai haver cama à mesma).

O Papa tem, entretanto, muito trabalho pela frente. Há pelo menos 170 dioceses, ou equivalentes, a precisar de bispo. Isto sem contar a China!

Esperamos que todos possam ter a fibra de Seán O’Malley, o arcebispo de Boston, que em Setembro volta a Portugal para participar num encontro da Pastoral Social, em Fátima.


Um novo selo francês, que mostra a famosa “Marianne” da Revolução Francesa, teve como inspiração uma ucraniana que se tornou famosa depois de derrubar um crucifixo de madeira, com vários metros, usando uma serra eléctrica e em tronco nu. Parece-me adequado.


E terminamos com uma notícia mais triste. Uma freira indiana foi raptada e repetidamente violada, ao longo de uma semana. Ao que parece as causas são um feudo familiar e não perseguição anticristã especificamente, mas tudo se passou em Orissa, onde há cinco anos houve uma grande perseguição aos cristãos.

No comments:

Post a Comment

Partilhar