[Este post deixou de ser actualizado. Toda a informação aqui constante encontra-se também neste post, mais completo, e frequentemente actualizado]
Todas as 21 dioceses já revelaram informação sobre as listas. Entre parênteses está o número de alegados abusadores na lista de cada uma e no final encontram um gráfico que irei actualizando à medida que surgir mais informação.
- Algarve (2)
- Angra (2)
- Aveiro (3)
- Beja (5)
- Braga (8)
- Bragança-Miranda (3)
- Coimbra (7)
- Évora (2)
- Forças Armadas (0)
- Funchal (4)
- Guarda (2)
- Lamego (2)
- Leiria-Fátima (5)
- Lisboa (24)
- Portalegre Castelo Branco (2)
- Porto (12)
- Santarém (0)
- Setúbal (5)
- Viana do Castelo (2)
- Vila Real (3)
- Viseu (5)
Total 98
Deste total, tendo por base a informação veiculada pelas dioceses e, nalguns casos, cruzada com informação que já era pública ou do meu conhecimento:- 36 já morreram (um é leigo)
- 14 estão suspensos preventivamente (treze foram suspensos no seguimento do entregar da lista, um já estava. Inclui-se aqui um de Vila Real que foi preventivamente suspenso embora seja originário de outra diocese, pelo que não foi contabilizado no ítem de "Diocese errada", para não haver duplicação. Três da diocese do Porto e quatro de Lisboa foram suspensos depois de terem recebido mais informação da Comissão Independente)
- 8 ninguém sabe quem são
- 2 Estão identificados, mas eram de outras dioceses, tendo os seus dados sido remetidos para essas dioceses. (Não está aqui incluído o padre de outra diocese que se encontrava em Vila Real e que foi preventivamente afastado lá, tendo a informação sido enviada para a diocese de origem. Está contabilizado na lista dos suspensos, para evitar duplicações)
- 12 já não desempenham cargos (pode ser por serem idosos/reformados, ou por terem abandonado ou sido expulsos do estado clerical)
- 9 são padres no activo, esperando-se mais informação da Comissão para poder decidir as medidas a aplicar (4 do Porto, 1 de Coimbra, 2 de Lamego, 2 de Setúbal). No dia 16 de Março o Porto informou que recebeu informação que levou à suspensão preventiva de três dos sete padres sobre quem tinha pedido mais informação. Não disse nada a respeito dos restantes quatro. Actualidade Religiosa sabe também que os 2 de Lamego têm processo aberto, que foi enviado para Roma. O padre de Coimbra é um sobre quem se concluiu que não se tratava de uma situação de abuso sexual.)
- 4 já foram ilibados (1 civil e canonicamente, 1 só canonicamente, porque civilmente estava prescrito, 1 - de Braga - só civilmente, 1 em Setúbal pelo menos canonicamente)
- 10 já tratados civil e/ou canonicamente (4 de Viseu, mas sem que se saiba o resultado do processo, 1 de Braga que foi condenado e cumpre pena de medidas disciplinares, 1 de Coimbra cujo processo foi arquivado civil e canonicamente, 1 de Bragança que foi condenado e tem medidas disciplinares em vigor, 2 em Vila Real, que resultaram em penas de suspensão e de dispensa do ministério e 1 de Lisboa que segundo o comunicado do patriarcado de 21 de Março, já tinha sido sujeito a medidas cautelares mas já estava novamente no activo, pelo que se presume que viu o caso arquivado)
- 3 são leigos (1 Lisboa, 2 Leiria-Fátima, sendo que um destes poderá já ter morrido. Beja também reportou um leigo, mas que está contabilizado com os mortos)
Obrigado Filipe por todo este trabalho que nos vai revelando que há "lapsos" de ambas as partes, CEP e Comissão.
ReplyDeleteNão percebo qual tipo da investigação científica foi feito pela CI.
ReplyDeleteObrigado Filipe
ReplyDeleteEra este o quadro que te sugeria. Falta a refrência à Diocese Castrense que já informou não ter nenhum nome na Lista.
Está lá como Forças Armadas
Delete"Entre parênteses está o número de abusadores na lista"...
ReplyDeleteE porque não ser verdadeiro e dizer que entre parêntesis está o número de acusados em vez de os condenar à partida?
E porque não, de facto? Está corrigido.
DeleteBoa noite Filipe. Faltam 6 de Lamego. 4 que já faleceram. 2 de quem se pediu mais esclarecimentos a CI.
ReplyDeleteBoa noite. Tem uma fonte que me possa dar? O site da diocese não tem informação.
DeleteMuito obrigado Filipe por estas informações.
DeleteO melhor que encontrei sobre a diocese de Lamego em que se fale dos quatro eventuais abusadores que já teriam morrido foi aqui:
https://jornaldocentro.pt/noticias/diario/bispo-da-diocese-de-lamego-diz-ter-agido-preventivamente-ao-suspender-ja-dois-padres
Também sobre a diocese de Beja há a informação de que recebeu uma lista com 5 nomes. Aqui:
https://www.rtp.pt/noticias/pais/bispo-de-beja-recebeu-lista-com-cinco-nomes-de-alegados-abusadores-na-diocese-que-dirige_v1471711
Obrigado Filipe, mas falta actualizar o quadro excel com os 4 de Lisboa
ReplyDeleteEu sei. Só conseguirei fazer isso logo à tarde ou amanhã
Delete