Friday 6 October 2023

Sínodos, dubia e exortações

Já arrancou em Roma o Sínodo sobre a Sinodalidade. Vai ser um processo longo, dois anos, e muito ainda vai acontecer. Estive na SIC Notícias na noite de ontem para dizer que quem espera uma grande revolução deve esperar sentado, e no Expresso desta semana deve aparecer um artigo meu sobre aquilo que se pode esperar em termos do papel da mulher na Igreja. Fiquem atentos.

Por falar em Expresso, a semana passada prometi partilhar o link para o artigo sobre o consistório e como fica o Colégio dos Cardeais. Aqui está, embora seja só para assinantes. Há uma versão mais curta na edição impressa.

Nos dias antes do sínodo a Santa Sé divulgou publicamente uma resposta do Papa Francisco a questões – dubia – colocadas por um grupo de cardeais. Uma dessas respostas tem levado algumas pessoas a concluir que Francisco está a abrir a porta a bênçãos a uniões homossexuais. Escrevi este texto para tentar clarificar um pouco a situação, pois essa leitura parece-me ser claramente abusiva.

D. Américo Aguiar foi nomeado para o Dicastério para a Comunicação.

Saiu na quarta-feira, dia de São Francisco de Assis, uma nova e curta exortação apostólica do Papa Francisco, que é uma sequela da Laudato Sí’. Esta chama-se Laudate Deum.

O artigo desta semana do The Catholic Thing fala dos mártires católicos ingleses para tirar conclusões sobre aquilo que nos liga aos católicos do passado e do futuro. É um texto bonito e profundo de Francis X. Maier, que podem ler aqui.

E termino com um desafio para visitarem a exposição sobre futebol e religião, patente no Centro Ismaili, em Lisboa, até ao dia 12 de Outubro. Eu espero conseguir ir na próxima semana, parece ser muito interessante!

No comments:

Post a Comment

Partilhar