segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Estou chateado com o Bruno Nogueira

Ao longo dos últimos dias recebi várias mensagens de católicos a alertar-me para uma rubrica do Bruno Nogueira em que ele ofende Nossa Senhora de forma vil e baixa.

Normalmente ignoro esses apelos. Os católicos têm de perceber que os humoristas ganham dinheiro a fazer humor e que a forma mais simples e básica de fazer humor é à custa de outros. De vez em quando os católicos vão estar na mira dos humoristas, é a vida. Por vezes conseguiremos rir-nos de nós próprios, outras vezes ficaremos chocados com o que ouvimos e serão apenas os outros a rir, mas seja como for as campanhas organizadas de revolta, que têm sempre o efeito de aumentar as audiências e os cliques da dita ofensa, acabam por ser contraproducentes e passam uma imagem dos cristãos como gente histérica e sem sentido de humor.

Mas desta vez fui ouvir e confesso que fiquei chocado e chateado.

Não foi com as piadas… Só quem conseguiu viver até agora passando ao largo de uma tradição de dois mil anos de piadas sobre o nascimento virginal de Cristo é que pode ficar chateado com as larachas sofríveis e pouco imaginativas do Bruno Nogueira. Vá, todos temos dias maus no trabalho.

O que me chateia é que alguém com tempo de antena fixo na RDP, ou seja, pago pelos contribuintes, possa ter direito a cinco minutos para falar sobre um feriado e confundi-lo com outra coisa qualquer. 

Imaginem agora que a RDP me convidava para fazer um curto programa sobre o 1º de Dezembro e eu dedicava-o a falar do regicídio e da implantação da República? Pois foi basicamente isso que o Bruno Nogueira fez. Propondo-se a falar sobre o 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, conseguiu falar durante vários minutos sobre outra coisa totalmente diferente, que é a concepção virginal, confundindo ainda “pecado original” com relação sexual.

Por amor de Deus Bruno! A festa da Imaculada Conceição assinala o facto de Nossa Senhora ter sido concebida sem pecado original, ou seja, sem a propensão para o pecado que a todos nos limita a liberdade. Não tem nada a ver com sexo, lamento informar-te.

Aquilo sobre o qual tu escreveste é a concepção virginal de Jesus Cristo, festejado no dia de Nossa Senhora da Encarnação, por ser o dia em que Deus encarnou. É a 25 de Março, por ser nove meses antes do Natal. Estás a ver a ligação? Giro não é?… Pois.

Tenho para mim que o melhor humor é aquele que consegue divertir o seu público e ao mesmo tempo deixá-lo mais inteligente. Mas o Bruno Nogueira conseguiu fazer uma rubrica inteira que não só não teve grande piada, como deixou uma boa parte da população mais ignorante. Mas enfim, como já disse, dias maus no trabalho todos temos. 



PS: Se depois de tudo isto ainda querem ir lá dar mais um clique, o programa pode ouvir-se aqui.

9 comentários:

  1. Bruno Noqueira é humorista, como o são outros também, infelizmente, vivendo da boa fé dos contribuintes e desrespeitando a sua crença.
    Se ele não acredita é um direito que lhe assiste. Agora questionar a virgindade e santidade de Maria e de seu Filho é outra, bem diferente. Um ultraje destes merece o repúdio de todos que têm a sua fé e acreditam na virgindade daquela que é nossa padroeira e em seu Filho Jesus Cristo que se fez igual ao homem menos no pecado.

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava de ver o Bruno Nogueira a brincar e a humilhar a fé dos nossos irmãos muçulmanos do mesmo modo que o faz com os cristãos...Claro que, ao outro dia, lhe cortavam o pio e seria uma bomba na comunicação social e veríamos o poder político a pedir desculpa aos nossos irmãos muçulmanos e a garantir aos países muçulmanos "amigos" que tal não se voltaria a repetir... Enfim, Bruno Nogueira é um fraco, brinca e abusa da fé daqueles que são pacíficos, tolerantes e indulgentes... mas daqueles que lhe podem "fazer a folha", nem bico abre. E como diz, aqui, o José Silveira, é uma vergonha que a RDP, paga pelos contribuintes, dê lugar a alguém que humilha e achincalha a fé de 90% dos seus contribuintes...

    ResponderEliminar
  3. Como católica que sou,a minha opinião é que rezemos por ele😊

    ResponderEliminar
  4. A ignorância e o insulto não combinam nada bem com o verdadeiro humorismo!
    Um pedido de desculpas público ficava-lhe bem e talvez minimizasse um pouco a sua ignorância em temas religiosos. O respeito por esses ficar-lhe-ia muito bem.

    ResponderEliminar
  5. O Bruno Nogueira é o resultado do sistema socialista mendicante que estamos a viver que infelizmente atrai muitos católicos pouco informados sobre as coisas sérias a rirem-se do que não tem piada nenhuma o melhor que podemos fazer por ele é dar o desprezo total, porque não sabe o que faz...

    ResponderEliminar
  6. Quem confunde é o autor do texto!!!
    Nossa Senhora não foi concebida sem pecado, Nossa Senhora concebeu Jesus Cristo, sem pecado!!! Se não entendem a Bíblia, ao menos abstenham-se de fazer comentários...

    ResponderEliminar
  7. Toda a religião é baseada em pressupostos não verdadeiros e como tal são passiveis de ser utilizadas para fazer rir ...

    ResponderEliminar
  8. Estou em estado de choque com o que vejo aqui escrito... porque estão sempre a queixar se de tudo e todos? faz se humor sobre tudo ate com doenças que para mim não se devia fazer pois é algo que não podemos controlar e estão horrorizados com isto, humor religioso...eu sou ateu não porque sim nem para ser do contra mas por conhecimento de causa e acreditem sei mais de teologia de que 95% da população por isso sei que a bíblia e todo o envolvente que se vive e lê nos dias que correm não têm nada a ver com os antigos pergaminhos originais que deram origem a bíblia, a bíblia de hoje é um acumular de séculos de modificações que já nada têm a ver com o original . Basicamente é algo que foi modificado ao poucos ao longos dos séculos para se poder encaixar o melhor possível na sociedade Europeia e ocidental... mas prontos isso é algo que da pano para mangas e não adianta estar aqui a chatear mais em algo que acreditam mas nem sequer se dão ao trabalho de saber e entender o que realmente estão a acreditar.
    Mas vir aqui falar como se fosse uma espécie de perseguição e falta de respeito,se soubessem quanto nós que não temos religião as vezes passamos só por não acreditar? se aguente fosse a ligar a tudo o que dizem sobre nós ateus por exemplo já nos tínhamos matado todos... eu não falo mal da religião, o que falo são apenas coisas comprovadas por teólogos mais nada, não tenho nada contra, aliás ate acho bem as pessoas acreditarem pois a religião teve e tem um papel fulcral ao longo da historia da humanidade, teve o seu papel e ainda tem nos dias que correm, para bem e para o mal como todo o resto... as coisas são assim em tudo
    Desculpem la o texto ficou muito grande... desde já as minhas desculpa adeus

    ResponderEliminar
  9. Os textos são escritos pelo João Quadros, um indivíduo que se não fosse da extrema-esquerda, e por isso parte da elite de meninos bonitos, já estaria preso: https://joaoquadrosainsultar.tumblr.com

    ResponderEliminar

Partilhar