Randall Smith |
“Queremos falar consigo sobre casamento entre pessoas do
mesmo sexo”. Estávamos ainda na primeira semana do curso de Verão que eu estava
a leccionar a um grupo de estudantes internacionais quando fui abordado por
duas holandesas com este pedido. Temendo que se tratava de uma conversa
armadilhada, chutei para canto.
Já por demasiadas vezes dei por mim a entrar em conversas
sobre assuntos sensíveis, pensando tratar-se do género de discussão filosófica
que se pode ter sobre, por exemplo, a natureza das virtudes morais no
pensamento de São Tomás de Aquino. As discussões sobre temas “académicos”
também podem ser acesas, estranhamente, mas costumam manter uma capa exterior
de discussão desinteressada. Esse não é o caso quando o assunto é, por exemplo,
o aborto.
Às vezes acontece, enquanto vamos debitando a nossa lista
de argumentos mortíferos, respondendo a todas as objecções de forma socrática
ou tomística, encantados pela nossa própria inteligência, que de repente
ficamos com uma ideia clara – provavelmente com uns vinte minutos de atraso –
de que a pessoa com quem estamos a falar já fez um aborto. Ou então ela diz-nos
directamente: “Eu abortei”. Nesse ponto compreendemos, caso tenhamos algum
juízo (o que não posso dizer ser o meu caso) que afinal não estamos numa
discussão filosófica desinteressada; não, estamos envolvidos numa luta interna
na própria alma daquela pessoa, e que é melhor andar com cuidado.
Na maior parte dos casos era importante que ambas as
partes na discussão tivessem passado muito mais tempo a edificar uma relação de
respeito mútuo e de confiança antes de se aventurarem nestas águas turbulentas.
Não é preciso dizer as palavras “és um infanticida” para que a outra pessoa nos
entenda dessa forma.
Parece-me que com a questão da homossexualidade, ou do
casamento entre pessoas do mesmo sexo, se passa o mesmo. Na maioria dos casos
as pessoas de ambos os lados da barricada já investiram uma grande parte de si
mesmas na questão e pode ser difícil dizer o que quer que seja sem que a outra
pessoa não o entenda de forma errada. Nestas circunstâncias de rancor, dor e
desconfiança é possível fazer terríveis danos numa ocasião que devia ter
servido para alimentar a reconciliação e a compreensão mútua.
A ideia iluminista de que podemos simplesmente sentar-nos
e pôr de lado as nossas emoções e preconceitos, discutindo estes assuntos de
forma puramente racional, é uma ilusão perigosa. É importante, por isso, nessas
situações, agir com grande cautela.
E foi por isso que quando estas duas jovens me abordaram,
chutei para canto. Teríamos de nos conhecer melhor, expliquei-lhes; teria de
haver de ambos os lados um sentimento de segurança na discussão; teríamos de
estar prontos a olhar para além do que as palavras de cada um pudessem
significar, para apreender as verdadeiras intenções por detrás dessas palavras;
e teríamos de nos interessar suficientemente sobre os assuntos – e uns pelos
outros – para termos paciência para um processo que talvez tivesse de se
desenrolar ao longo de várias horas ou até semanas.
Mas afinal não era nada disso que elas queriam discutir.
Afinal de contas eram ambas católicas devotas (sim, da Holanda!), que aceitavam
o ensinamento da Igreja. O que queriam era falar sobre as leis da Holanda que
obrigam todos os professores a ensinar aos seus alunos da primária que o
casamento entre pessoas do mesmo sexo é bom. Aquilo que eu pensava que iria ser
uma conversa sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo acabou, afinal, por
ser uma questão sobre a liberdade de consciência e os limites do poder estatal.
Quis a providência divina que nesse dia a turma estivesse
a ler “O Martírio de Perpétua e de Felicidade”, um relato escrito em larga medida
pela própria Vibia Perpétua, antes de morrer no ano 203. A questão que Perpétua
enfrentava era saber se deveria acender uma vela de incenso ao imperador,
jurar-lhe fidelidade enquanto deus e depois prestar culto aos deuses por ele
designados.
Um dos protagonistas do relato de Perpétua é o seu
próprio pai, que repetidamente a aconselha a aceitar o acordo que foi proposto.
Podia dizer uma coisa por palavras, mas acreditar noutra, dizia-lhe ele. As
autoridades romanas não queriam saber de religião para nada, apenas de
política. Eles não se interessavam em saber que Deuses se adorava, desde que se
obedecesse ao imperador e aos seus representantes. Perpetua tinha um bebé,
devia pensar nele, suplicou o pai. Mas ela não cedeu.
Muitos dos alunos na aula tinham visto o filme “Silêncio”
de Martin Scorsese. “Porque não pisar simplesmente a imagem de Jesus?”,
perguntei. “Apenas isso, alinhar, pisar. Deus não se magoa. Pode-se esconder um
crucifixo no bolso, o que é que isso teria de mal?”
E você, o que teria feito na situação de Perpétua? Será
que ela era uma mulher espetacular e forte que recusou ser amedrontada por
homens, desde o imperador, ao governador, passando pelo próprio pai? O será que
era uma tola teimosa que deveria ter aceitado a proposta que lhe foi feita? O
que é que custaria acender uma vela? Deus não teria compreendido? Afinal de
contas, era só uma vela.
Ou era? Se a vela era tão pouco importante, então porquê
insistir que deveria ser acesa, sob pena de tortura ou morte? Talvez porque no
final de contas não era só sobre acender uma vela ou pisar uma imagem, mas sim
uma forma de mostrar que se aceitava a autoridade última daqueles que estão no
poder. Essas pessoas não querem saber o que faz em privado, desde que mostre em
público que aceita as suas vontades e concorde em submeter-se a tudo aquilo que
consideram ser indispensável.
“Pensem na Perpétua”, disse-lhes. Há autoridades
legítimas no Governo, e precisamos delas para nos ajudar a construir e defender
o bem comum. Mas há também aqueles que apenas nos querem governar. Com estes
chega-se a um ponto em que simplesmente devemos perguntar: “Que parte de mim
mesmo estou disposto a submeter?”, “A que divindades me prostrarei?” e, a dada
altura, “Quem é o meu Deus?”.
Não são perguntas que eu poderia responder por elas. Faz
parte da dignidade da pessoa que cada um as deva enfrentar por si.
Randall Smith é professor de teologia na Universidade de St. Thomas, Houston.
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