O cónego de Valência é o
segundo padre a aparecer morto em circunstâncias suspeitas este ano. O outro
caso teve lugar logo no dia 1, quando um missionário queniano foi encontrado enforcado
de uma árvore numa zona remota da Venezuela. As autoridades concluíram que foi
suicídio, mas os católicos locais – sobretudo os indígenas warao com quem ele
trabalhava – rejeitam essa teoria e dizem que ele pode ter sido assassinado pelo trabalho que
desenvolvia em defesa do seu povo, contra traficantes de droga e de mulheres.
Seis freiras foram raptadas há
dias no Haiti, um país que está basicamente transformado num estado falhado.
Felizmente, esta quinta-feira tivemos a boa notícia da sua libertação. Ainda assim, foi um começo pouco auspicioso para
2024, e representa mais raptos de religiosos do que em todo o ano de 2023
naquele país.
O Papa Francisco volta a
mostrar que leva muito a sério o seu compromisso de visitar os países das
periferias. Depois de em Agosto do ano passado ter visitado a Mongólia, agora tem
viagem marcada para o mesmo mês, mas para a Papua-Nova Guiné. Tendo em conta que Ramos Horta já veio a público
dizer que o Papa pretende visitar Timor este ano, presumo que as visitas sejam feitas numa
só viagem, mas veremos.
Esta semana soubemos que o
padre de Lamego que tinha sido acusado de abuso sexual de um maior de idade
vulnerável foi reintegrado pela diocese, depois de um ano afastado, tendo visto
o seu processo canónico arquivado. A diocese costuma esperar pela conclusão dos
processos civis, mas neste caso, com base em “fortes indícios de que o processo
civil também estava prestes a ser arquivado”, antecipou-se. Outro caso que
decorria em Lamego também foi arquivado. Está tudo na cronologia, actualizada.
O Arcebispo de Cantuária,
Justin Welby, visita Portugal em Fevereiro. Trata-se do líder espiritual da Comunhão Anglicana,
e vem participar no sínodo da Igreja Lusitana, que é o ramo português do Anglicanismo.
Já ouviu falar da doutrina da “impanação”? Eu também não tinha. Mais grave, contudo, é que muitos católicos desconhecem a doutrina da transubstanciação, ou então conhecem mas rejeitam. Uma sondagem nos EUA em 2019 revelou que apenas um em cada três católicos acredita que o pão e o vinho se transformam no Corpo e Sangue de Cristo, na Eucaristia. No artigo desta semana do The Catholic Thing, Randall Smith explica o conceito e demonstra porque é que não faz qualquer sentido os católicos rejeitarem um conceito que afinal de contas é mais simples do que a Encarnação, por exemplo. Leiam que vale a pena, e ainda ficam a saber o que é, afinal, a “impanação”.
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