Charles
Péguy terá dito, alegadamente, que o problema dos cristãos é que não acreditam
naquilo em que acreditam. É uma frase engraçada. Não faço a menor ideia se o
disse de facto, mas não faz mal, porque seja como for, é verdade. Até sofrermos
por aquilo em que acreditamos, ou o nosso coração for tocado pelo testemunho de
quem sofre, a nossa fé continua por testar, nada mais é que uma aspiração, um
conjunto de boas intenções. O que me traz ao meu melhor amigo, Joe.Francis X. Maier
Pai
de oito filhos e ex-fuzileiro, o Joe tem uma personalidade clássica de líder:
racional, organizado, motivado pelo desempenho. Passou as últimas décadas da
sua carreira como diretor executivo de duas empresas multimilionárias,
alicerçado nas capacidades que aprendeu nas Forças Armadas. Durante 13 meses, entre
1967-68, o Joe liderou uma companhia de infantaria de fuzileiros na zona de
Dong Há, a sul da Zona Desmilitarizada (DMZ) e encostado à fronteira do
Vietname do Norte. A atividade inimiga era intensa e por isso, juntamente com
as patrulhas normais, o Joe tinha responsabilidades de ajudar e interagir com a
população local. Acontece que muitos destes vietnamitas eram católicos, como
ele. E foi assim que conheceu o padre Paul.
O
padre Paul vinha, juntamente com muitos dos seus paroquianos, do Norte. Tinham
fugido para Sul quando acabou o regime colonial francês e os comunistas tomaram
o poder em Hanói. O padre Paul, um homem pequeno e discreto, tinha sido pároco
coadjutor até há pouco tempo e foi promovido, como acontece em zonas e guerra, quando
os viet cong assassinaram o pároco enquanto ele levava os sacramentos a
famílias nas zonas rurais. Enquanto o padre Paul preparava a sua motorizada
para dar continuidade a esse trabalho, o Joe sugeriu que, tendo em conta os
eventos recentes, essa talvez não fosse a estratégia mais avisada. O padre
encolheu os ombros. As pessoas precisam dos sacramentos, disse, e partiu para o
mato. Sabe-se lá porquê, mas o padre Paul não foi emboscado nesse dia, nem em
qualquer outro.
A
paróquia ficava dentro da zona de alcance da artilharia norte-vietnamita na
DMZ. E por isso, a meio da missa das 10h, num domingo de manhã, as armas
visaram a paróquia e dispararam sobre a igreja, destruindo grande parte do
edifício e matando, ou ferindo, dezenas de paroquianos. O Joe partiu do
princípio de que isso marcava o fim da paróquia.
Mas
um ou dois dias mais tarde o padre Paul apareceu no bunker do Joe. Enquanto
oficial para as relações com civis, ele tinha acesso a materiais de construção
e o padre Paul pediu-lhe ajuda para reconstruir a igreja. O Joe deu-lhe a ver
que uma vez que o local da igreja já tinha sido atingido de forma certeira pela
artilharia inimiga, as mesmas armas podiam facilmente atingi-la outra vez,
sempre que o inimigo assim quisesse. Mais uma vez, o padre encolheu os ombros.
As pessoas precisam da missa, comentou. Por isso, algumas semanas mais tarde,
enquanto convidado de honra, o Joe ajoelhou-se devotamente na primeira fila
para uma liturgia de ação de graças. A música e os cânticos eram belíssimos e
altos – tão altos, admite agora o Joe, que teriam abafado o som de artilharia
caso o inimigo optasse por disparar naquele instante.
O
padre Paul e o Joe tornaram-se bons amigos e ajudavam-se na medida do possível.
Mas as missões de combate acabam e por isso, depois de 13 meses, o Joe voltou
para casa para a sua mulher, Gail. Começaram uma família e uma nova vida. De
tempos a tempos, com o passar dos anos, o Joe pensou no padre e noutros amigos
que tinha conhecido no Vietname. Alguns tinham sobrevivido, outros não. Alguns
regressaram com cicatrizes permanentes, outros não regressaram de todo. O que o
Joe soube dos padres como o Paul foi que a maioria tinha acabado em valas
comuns, mortos nas represálias depois da queda de Saigão.
O bispo Paul Nguyen Thanh Hoan
Passaram-se
os anos, a vida continuou, as memórias tornaram-se mais escassas. Até que um
dia, quase quatro décadas depois de ter saído do Vietname, o Joe recebeu um
email de um amigo que tinha servido com ele. Pesquisando na internet, com o seu
fraco vietnamita, tinha encontrado um artigo sobre o enterro de um “padre Paul”
na província de Binh Thuân, do que tinha em tempos sido o Vietname do Sul.
Parecia o padre que o Joe tinha conhecido, mas não era. Era o funeral de outro sacerdote,
celebrado pelo agora bispo Paul Nguyen Thanh Hoan, pastor da diocese de Phan
Thiêt.
O
padre Paul, o jovem e discreto sacerdote que amava o seu povo, que se recusava
a ser intimidado, que não se preocupava com a sua própria vida e que conseguia
extrair sangue de uma pedra, tinha conseguido sobreviver à guerra e ao
pós-guerra e tinha retomado o seu ministério. Nos anos que se tinham passado
entretanto fundou uma comunidade de religiosas, um orfanato, uma leprosaria e
um santuário mariano popular – tudo apesar da constante opressão e
interferência do regime. O Joe entrou de novo em contacto com o “padre Paul” e
visitou-o no Vietname e até à morte do bispo, em 2014, ele e a Gail apoiaram-no
com dinheiro e contactos para o ajudar com a sua obra.
E
tudo isto é uma história bonita, mas não é por isso que a conto. O ponto é
este: O padre Paul acreditava naquilo em que acreditava. Provou-o com a sua
vivência. E ao vivê-lo, tocou o coração dos outros.
O meu amigo Joe tem setentas e muitos agora e é um homem de carácter, de profunda fé e agora também de uma emoção intensa e inesperada, que é difícil de descrever. A idade leva-nos a recordar. Alguns homens são assombrados pelas suas memórias. Outros são conduzidos por elas por um rio de gratidão que se torna maior e mais profundo todos os dias, na medida em que se recordam do amor, da coragem e da fé que receberam de outros. Essa gratidão é o último dom da vida, uma antevisão da eternidade. Numa altura não muito diferente da nossa Dietrich Bonhoeffer terá dito que a gratidão é a o começo da alegria. Também é uma frase bonita. Se o disse, de facto, não sei. Mas não interessa. Não deixa de ser verdade.
Francis
X. Maier é conselheiro e assistente especial do arcebispo Charles Chaput há 23
anos. Antes serviu como Chefe de Redação do National Catholic Register, entre
1978-93 e secretário para as comunidades da Arquidiocese de Denver entre
1993-96.
(Publicado
pela primeira vez em The Catholic Thing na Quarta-feira, 9 de Dezembro de
2020)
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