Wednesday 6 September 2017

Colômbia e o sonho dos sírios

Alegria internacional pelo regresso da Actualidade Religiosa
Espero que as vossas férias tenham sido excelentes! Aqui estou de regresso para vos trazer as notícias mais importantes – e por vezes mais bizarras – do mundo da religião.

O Papa está neste momento a sobrevoar o Atlântico, a caminho da Colômbia. É uma visita integrada num complexo e precioso processo de paz. Saiba mais sobre o contexto da viagem aqui, conheça o hino oficial aqui (eu dispensava o rap, mas de resto até é giro) e neste liveblog acompanhe a par e passo a viagem que vai durar vários dias.

Ontem foi dia Internacional da Caridade e assinalaram-se 20 anos da morte de Madre Teresa de Calcutá. Não, não é coincidência.

Numa altura em que península Coreana está em grande tensão, o Papa pediu aos líderes religiosos da Coreia do Sul que sejam instrumentos de paz e um grupo de empresários de Ourém vai para lá cativar mais peregrinos para Fátima.

Por cá o clima no futebol português às vezes faz lembrar a Coreia do Norte, mas para quem gosta verdadeiramente deste desporto e da cultura que o envolve, convido-vos a ler esta reportagem sobre o sonho da selecção da Síria, onde estão representadas as diferentes comunidades, incluindo cristãos, e que está a meros passos de conseguir um lugar no mundial 2018.

Durante as férias fui publicando os artigos do The Catholic Thing. Convido-vos a ler este par de artigos, com um tema parecido. Um fala dos efeitos da poluição causada pela pílula contraceptiva e outros medicamentos que estão a levar a desequilíbrios hormonais nas águas e o outro pergunta se haverá uma razão psíquica para a descida abrupta de níveis de fertilidade entre homens ocidentais.

Para esta semana temos o artigo de Brad Miner sobre o muito que a fundação Ajuda à Igreja que Sofre está a fazer pelos cristãos no Iraque, ajudando-os a permanecer no país.

No comments:

Post a Comment

Partilhar