Randall Smith |
Há uma piada antiga que começa com uma cheia. A água
tinha passado o primeiro andar da casa de um homem quando passou um barco.
“Entra”, disseram. “Não”, respondeu o homem. “Deus vai salvar-me”. A água já
tinha subido até ao segundo andar quando passou outro barco que o instou a
entrar. “Não”, disse o homem, “Deus vai salvar-me”. A água subiu mais até que o
homem estava no telhado e passou um helicóptero que baixou uma escada. Mas o
homem recusou, dizendo que Deus o salvaria. O homem morreu afogado e quando
chegou a Céu questionou Deus: “Porque é que não me salvaste?” Ao que Deus
respondeu: “Enviei-te dois barcos e um helicóptero. Que mais é que querias?”
Conto esta piada aos meus alunos quando falamos sobre a
noção metafísica da criação, de São Tomás de Aquino. Para São Tomás, a criação
é a dádiva completa e contínua de “ser” a tudo o que existe. Se Deus deixasse de
“criar” uma coisa, deixaria completamente de existir. E porém, as coisas
existem. A obra de Deus enquanto criador e a existência de uma coisa não são
mutuamente exclusivas; pelo contrário, esta depende daquela. É o mesmo com a
acção de Deus no mundo: Deus pode, e costuma, trabalhar em e através de causas
naturais. A causalidade natural no universo e a causalidade divina não são
mutuamente exclusivas. A primeira depende da segunda, mas ambas operam às suas
maneiras, tal como quando corto lenha com um machado, eu corto a lenha e o
machado corta a lenha – eu, como causa primária e o machado como causa
secundária. Não é “uma coisa ou outra”, é “uma coisa e a outra”.
Quase todos os cristãos compreendem esta verdade
fundamental, e é por isso que saíram à rua para salvar pessoas em Houston na
semana passada e para ajudar as pessoas a limpar os estragos do furacão Harvey.
Não se limitaram a dizer: “Deus tomará conta disto, por isso não preciso de me
preocupar”. Disseram “Deus tomará conta disto em e através de mim. Eu devo ser
um instrumento da vontade de Deus. Sou chamado para ser as mãos e os pés de
Cristo, agora”.
Se viu a cobertura mediática, foi esta a mensagem
repetida várias vezes. Poderíamos responder à acusação de Marx de que “a
religião é o ópio do povo” com base na experiência de Houston da semana passada
– e de tantas outras situações na história – que, longe de ser um opiáceo, a
religião parece ser um fortíssimo estimulante, sobretudo em tempos de crise. As
massas estão agarradas ao ópio, sim, e em grande número, mas não tem nada a ver
com o Cristianismo.
Alguns anti-teístas, porém, insistem em imaginar que
todos os cristãos são como o homem ignorante da piada e não como os homens e as
mulheres que saíram à rua em massa para ajudar os outros, inspirados pela sua
fé em Deus. Um cartoon publicado recentemente no “Politico” mostra um texano
provinciano com uma t-shirt com a bandeira confederada (naturalmente) a ser
salvo por um helicóptero e a gritar: “Anjos, enviados por Deus!”. Ao que o
socorrista sério responde, enquanto veste um colete à mulher que foi deixada
para trás: “Er… Por acaso, Guarda Costeira… Enviada pelo Governo”.
Percebe a ideia. O burgesso tonto pensa que foi salvo por
Deus, mas o guarda costeiro sério sabe melhor. É um caso clássico de uma coisa
ou outra. Mas o cartoonista não conhece, evidentemente, muitos dos socorristas
desta zona. Por razões que ele próprio conhece, gosta de pensar que partilham a
mesma atitude que ele em relação à religião. Mas para a maioria não é assim. Os
cristãos que acreditam na sacramentalidade de toda a criação não têm o menor
problema em aceitar que Deus pode trabalhar em, e através de, causas naturais.
Claro que não existem “provas” da existência de tal Deus que pudessem convencer
um ateu, mas essa não é a questão. Ninguém está a tentar usar estes socorristas
de Houston como arma de arremesso contra os ateus. É o ateu quem está a
insistir que se há uma causa natural como um guarda costeiro envolvido no
resgate, então Deus não pode estar presente.
Afinal quem é que está a revelar sinais de intolerância e
mente fechada?
Mas o cartoon tem ainda outro claro exemplo da
mentalidade de “uma coisa ou a outra”. Reparem que o guarda costeiro faz
questão de dizer que vem “do Governo”, enquanto o campónio texano tem um cartaz
na sua casa a proclamar “secessão” e uma bandeira que diz “Não me pises”. Este
detalhe é peculiar, uma vez que a primeira vez que essa bandeira foi hasteada
foi num barco de tropas colonialistas em1776 e continua a ser hasteada em
navios da marinha em tempos de guerra.
A implicação do artista é clara: “Como é que pensas que
te safarias, Sr. Campónio Texano, se o Governo não estivesse lá para te
salvar?”
Só que na realidade não foi isso que aconteceu, pois não?
O que salvou milhares de texanos de um destino parecido com o de Nova Orleãs no
tempo da Katrina, foi precisamente o facto de ninguém ter esperado pela ajuda
do Governo federal. Vizinhos entraram em acção para ajudar vizinhos: o
“exército Cajun” veio da Luisiana e de outras partes do Texas e, sim, a cidade,
o concelho, o Estado e o Governo federal desempenharam, cada um, o seu papel –
em larga medida sem rancor, apontar de dedos ou procura de louros.
Não foi um caso de “uma coisa ou outra”, foi um caso de
“uma coisa e outra”. Os católicos chamam a isto “subsidiariedade”. A fé cristã
não levou as pessoas a esperar pela ajuda de Deus e bem sabemos que os
resultados de depositar uma fé secular no Governo nem sempre são eficazes.
Há forças em acção na América hoje que beneficiam de, e
por isso preferem, a mentalidade de “uma coisa ou outra”. Não será chegada a
altura de falarmos dos benefícios do “uma coisa e outra”? Não é Deus ou causas
naturais, são ambos, cada um à sua maneira. Não é o Governo federal ou os
cidadãos privados, igrejas e governos locais, são todos, cada um a desempenhar
o seu papel, trabalhando juntos para ajudar pessoas reais com necessidades
reais.
A atitude “uma coisa ou outra” é o que costuma resultar
quando a ideologia começa a ser mais importante do que as pessoas. Mas a
mentalidade “uma coisa e outra” é necessária quando no coração das nossas
crenças – sejam elas seculares ou religiosas – está o serviço às necessidades
reais dos outros.
Randall Smith é professor de teologia na Universidade de
St. Thomas, Houston.
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