A Igreja parece aceitar a proposta do Governo de ceder dois feriados religiosos a partir de 2012. A decisão final cabe ao Vaticano, por causa da Concordata, mas tudo está encaminhado nesse sentido. Em troca perderemos também dois feriados civis.
Quais é que serão os religiosos?
Eu aposto no Corpo de Deus e no 15 de Agosto.
É complicado, nesta matéria, medir a importância dos dias. Todos são importantes. Mas o Corpo de Deus é aquele feriado que nunca ninguém sabe quando é e, sendo móvel, parece ter mais potencial para atrapalhar planificações.
Em compensação o 15 de Agosto, Assunção de Nossa Senhora, é um feriado que a pouca gente afectará se deixar de ser assinalado, uma vez que a grande maioria das pessoas já está de férias nessa altura.
Só peço que não toquem no 8 de Dezembro. Isto de ser feriado sempre no aniversário do casamento tem grandes vantagens!
E a sua opinião, qual é? Deixe um comentário e veremos quais são as tendências.
Com muita pena tua, não sei se o 8 de Dezembro não será um dos candidatos - segue-se ao 1 de Dezembro, o que representa uma quebra assinalável na produtividade... A não ser que o 1 de Dezembro seja um dos feriados civis a cair, o que tb é provável!
ReplyDeleteO Corpo de Deus tem o inconveniente que referes, mas é celebrado com muita devoção (procissões etc) pelo país...
15 de Agosto talvez caia, pela razão que referes... mas eu tenho pena que o dia do baptismo da minha Filha não seja assinalado todos os anos!
E agora? Troca por troca? ano sim, ano não? :)
bj
Inês F
Pois, de facto mete pena perdermos qualquer um destes feriados, não apenas pelo facto de não trabalharmos mas por serem uma oportunidade de vivermos estas datas de uma forma mais intensa e com maior disponibilidade de coração e de tempo. Enfim, cá para mim irá ser o Corpo de Deus e o 1 de Novembro....espero mesmo é que não seja o 8 de Dezembro...
ReplyDeleteBeijinhos
Ana
Eu concordo com o Prof César das Neves ao dizer que era melhor reduzir dias de férias em vez de mexer nos feriados.
ReplyDeletePor mim retirava apenas alguns civis: 25 Abril, 1 Maio, 5 de Outubro e o Carnaval (que não é feriado mas funciona como se fosse).
Eu que pensava que o 13 de Maio era hipótese de novo feriado :)
Mas se fosse mesmo necessário apontava o 1 de Novembro e o 15 de Agosto.
Rodrigo FC
Acho que as tuas razões são boas, mas para os feriados civis, esses sim vão pensar no que menos mexe com a vida das pessoas/férias/tempo...
ReplyDeleteEu voto no dia 1 de Novembro e 8 de Dezembro. Sendo as tuas hipótses as suplentes... acho o Corpo de Deus "demasiado celebrado" para cair assim, mas realmente todos são importantes a escolha será sempre dificil...
Será que a Igreja para defender os trabalhadores, vai tirar o Domingo de Páscoa, assim como assim, calha sempre ao Domingo!!! (acho que o Governo ia gostar!)
E depois da "discussão" dos Religiosos, podemos votar nos civis?
Pipos
This comment has been removed by a blog administrator.
ReplyDeleteTendo a concordar, como se diz nas sondagens. Admiti também o dia de todos os santos (pese embora o "funcionar" como dia de finados) mas, se forem apenas dois, "voto" também nestes.
ReplyDeleteJdB