Michael Pakaluk |
Durante a gravidez algumas células do nascituro migram
através da placenta para a corrente sanguínea da mãe. Estas são células “pluripotentes”,
isto é, têm a capacidade de se transformar em diversas formas de tecido. Se,
por exemplo, uma dessas células for parar ao tecido mamário imitará as células à
sua volta e transformar-se-á numa célula mamária, ficando presente durante a
vida da mulher.
“Em todo o mundo as mães dizem que se sentem como se os
seus filhos ainda fizessem parte de si, muito tempo depois de terem dado à luz.
Ao que parece isso é literalmente verdade”, lê-se num artigo recente da Smithsonian
Magazine, “durante a gravidez células do feto atravessam a placenta e
entram no corpo da mãe, onde se tornam parte dos seus tecidos”.
Também funciona ao contrário. Células da mãe também
atravessam a barreira. Mas estas células não são pluripotentes; as suas vidas e
possível influência são curtas.
Os biólogos acham este intercâmbio fascinante e vêem-no
como uma simbiose que contribui para a saúde tanto da mãe como da criança. Os primeiros
dados sugerem que as células fetais estimulam a produção de leite, ajudam a
sarar feridas e fortalecem o sistema imunitário da mãe.
Ao chamar ao sistema uma simbiose estão a dizer que não é
por engano, doença ou falha que as células chegam ao corpo da mãe. Os biólogos
diriam que o sistema evoluiu para benefício mútuo de mãe e filho. A filosofia,
ou o senso comum, diriam que esse intercâmbio consta do plano de Deus para a
maternidade.
Pensemos na gravidez de Maria desta forma. Jesus era “perfeito
Deus e perfeito homem”, igual a nós em tudo menos no pecado. Suponhamos, então,
que células do corpo nascituro de Jesus migraram para o sangue de Nossa Senhora
e se alojaram nos seus vários órgãos, assumindo as funções desses mesmos órgãos
e permanecendo até que Maria foi assumida ao Céu. Não eram células dela, mas de
Nosso Senhor, vivas no corpo de Maria e a desempenhar as mesmas funções que as
suas.
Que implicações teológicas é que isto tem? (Implicações
para nós amadores, isto é, os que amam).
Em primeiro lugar, significa que o ensinamento
tradicional da Igreja de que Jesus não tinha irmãos nem irmãs, porque José
nunca teve relações com Maria, torna-se muito convincente. Para quem pensa no
assunto, o argumento do decoro sempre fez sentido: porque é que um homem iria
onde Deus tinha estado, e reclamar para si aquilo que já tinha sido reservado
para Deus? Mas agora Maria torna-se um lugar onde, num sentido importante, Deus
permanece. Não é que ela tenha sido a Arca da Aliança: antes, ela é e permanece
a Arca da Aliança, porque contém nela traços do corpo e do Sangue do Senhor.
Em segundo lugar, comprova o ensinamento tradicional da
Igreja de que Maria estava livre do pecado original quando Jesus foi concebido
no seu seio. Deus e o pecado são realidades incompatíveis. Ao carregar Jesus,
Deus tornar-se-ia presente, de forma importante, nos próprios tecidos do seu
corpo. Essa presença parece incompatível com qualquer componente do seu corpo
orientado para o pecado, a implicação do pecado original.
Já agora, o dogma da Imaculada Conceição ensina que esta
liberdade do pecado original foi conferida a Nossa Senhora a partir do momento
da sua conceção. Que estava livre do pecado original e dos seus efeitos quando
carregou Jesus nunca foi alvo de discussão.
A antiga Enciclopédia Católica descreve
assim o argumento tradicional para esta Imaculada Conceição. “É incongruente
supor que a carne a partir da qual a carne do Filho do Homem seria formada
alguma vez possa ter pertencido ao escravo daquele arqui-inimigo cujo poder Ele
veio à terra destruir”. A descoberta moderna de células fetais que permanecem na
mãe dá força biológica ao argumento.
Uma Terceira implicação é de que Maria se torna um
sacrário permanente, literalmente e não apenas de forma figurativa. Afinal de
contas, a Litania do Loreto dá-lhe os títulos: “Vaso Espiritual. Vaso de Honra.
Vaso de insigne Devoção… Casa de Deus. Arca da Aliança”.
Quando dizemos estas palavras imaginamos Maria grávida.
Supomos que os termos são verdade agora porque já foram verdade antes, da mesma
forma que nos dirigimos a um ex-presidente como “Sr. Presidente”.
É verdade que, para um coração piedoso, este papel é
atribuído a Maria de forma eterna porque o dom de si mesma no seu “faça-se” foi
tão completo. Mas parece que aqui, como em outras áreas da nossa fé, Deus não quer
deixar as coisas no abstrato, mas quer concretizar realidades espirituais. De
acordo com o Princípio da Encarnação, as células de Nosso Senhor que
permaneceram no corpo de Maria seriam um sinal concreto e eterno desse papel.
Pergunto-me às vezes se não prejudicamos o Natal ao
negligenciar a Epifania, o que equivale a negligenciar Maria. A Epifania é a
festa do surgimento e da revelação. Mas o Senhor é revelado através da sua mãe:
é ela quem o carrega; ela quem o dá à luz; ela que o segura; ela que continua a
apresentá-lo a nós. “De modo que o pensamento de muitos corações será revelado.
Quanto a ti, uma espada atravessará a tua alma” (Lucas 2, 35).
Através da sua maternidade Maria é um vaso de honra, mas
não apenas um vaso, e não apenas um vaso em tempos idos, pronto a ser
descartado, mas aqui e agora, irredutivelmente e ainda o caminho até Cristo.
Michael Pakaluk, é um académico associado a Academia
Pontifícia de São Tomás Aquino e professor da Busch School of Business and
Economics, da Catholic University of America. Vive em Hyattsville, com a sua
mulher Catherine e os seus oito filhos.
(Publicado pela primeira vez em The
Catholic Thing na segunda-feira, 23 de Dezembro de 2019)
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