Tuesday 5 June 2018

Futebol, Cardeais e Ruy de Carvalho

Estou de volta, depois de uma ausência de três semanas.

Nesse período o Papa nomeou D. António Marto cardeal e Ruy de Carvalho ganhou o prémio Árvore da Vida.

Mas falou-se sobretudo de futebol… Nada de religioso? Bom, a crise do Sporting não tem, que eu saiba, uma dimensão religiosa, mas o futebol tem e foi sobre isso que veio falar César Velásquez, autor do livro “futebol com alma”.

Quem também esteve em Portugal foi o padre Tomasz Trafny, responsável pelo departamento de Ciência e Fé do Conselho Pontifício para a Cultura, que falou sobre “realidade aumentada” e elogiou as tecnologias que beneficiam a humanidade.

Outra notícia bastante importante é da vitória, no supremo tribunal americano, de Jack Phillips, o pasteleiro que recusou fazer um bolo para um casamento gay. É um triunfo para a liberdade religiosa, mas pode não estabelecer precedente para outros casos semelhantes que também estão nos tribunais.

Nestas semanas que passaram continuei a publicar artigo do The Catholic Thing em português. Um é de particular interesse para os apaixonados pela espiritualidade oriental. Se é o seu caso, leia “Uma Viagem à Montanha Sagrada”. Se não é, leia na mesma que passará a ser.

E na semana passada foi a vez do padre Gerald E. Murray chamar atenção para a situação dos bispos do Chile, que resignaram em bloco devido à forma como lidaram com os casos de abusos sexuais no seu país, perguntando se a Igreja está a aprender com esta situação.

No comments:

Post a Comment

Partilhar