Thursday 10 March 2016

Marcelo II e bispos corajosos em Luanda

Marcelo II coroado de flores
O Papa quer tornar os processos de canonização mais transparentes, incluindo do ponto de vista financeiro.

O dia de ontem foi dominado pelas notícias da inauguração da presidência de Marcelo Rebelo de Sousa, de onde destaco dois momentos importantes do ponto de vista religioso. Em primeiro lugar, a notícia de que Marcelo vai visitar o Vaticano já para a semana, na sua primeira viagem oficial.

A meio da tarde o novo presidente visitou a mesquita de Lisboa para um encontro com representantes das diversas religiões em Portugal. O Presidente disse que quer ser um garante da liberdade religiosa e D. Manuel Clemente, que também marcou presença, disse que o gesto é um bom sinal para o mandato de Marcelo.

No meio das festas da coroação, aliás, inauguração de Marcelo, poderá ter passado despercebida a nota pastoral dos bispos angolanos que faz críticas arrasadoras ao governo de Luanda. Para o especialista António Pacheco este pode ser uma porta aberta para uma “reflexão profunda sobre o regime”. Veremos.

Também ontem publiquei um novo artigo do The Catholic Thing. David Warren pergunta se os cristãos do Ocidente não se estão a transformar em yezidis… Vale a pena ler (e ler até ao fim) para perceber onde ele quer chegar.

No comments:

Post a Comment

Partilhar