Friday 10 March 2023

Ainda os abusos (e está para durar)

Quando mandei o último mail estávamos no rescaldo da apresentação do relatório e a Comissão estava prestes a entregar a lista. Até parecia que as coisas podiam correr bem. Depois veio a reunião da CEP de sexta-feira passada e tudo mudou.

A conferência de imprensa foi um desastre, mas foi, a meu ver, acima de tudo um problema de comunicação.

Esse problema de comunicação foi piorado no domingo quando D. Manuel Clemente respondeu uma coisa e os jornalistas perceberam outra, agravando a ideia de que os bispos não queriam cumprir as regras mais básicas da Igreja para lidar com suspeitos de abusos.

A relação entre a comissão e os bispos degradou-se e, muito sinceramente, a Igreja portuguesa mergulhou na sua pior crise desde que eu me lembro. Finalmente as dioceses começaram a emitir comunicados com alguma informação sobre as listas que receberam e aí começaram a levantar-se sérias dúvidas sobre esta parte do trabalho da comissão, que meteu nas listas um número significativo de padres que já morreram ou não estão activos na Igreja. Qual é a solução para este imbróglio? Bispos e membros da comissão, fechem-se num quarto e conversem, sff.

Vou continuar atento a esta questão, publicando sempre que achar necessário textos que ajudem a compreender o que se está a passar. Aqui encontram a cronologia dos casos em Portugal e aqui uma listagem dos casos já conhecidos por diocese e com algum tratamento estatístico. Tenho também sido convidado com alguma frequência para falar desta questão na televisão e rádio. Amanhã, em princípio, estarei na edição das 10h da SIC Notícias, caso queiram ver.

Durante esta Quaresma tenho feito um esforço maior para ir diariamente à Igreja próxima de minha casa e rezar um pouco diante do sacrário. Sobretudo nesta fase da vida da Igreja portuguesa, quanto mais rezarmos melhor. E é nesse sentido que vos recomendo que leiam o artigo desta semana do The Catholic Thing, que nos apresenta um santo espanhol que se dedicou a encorajar a devoção eucarística.

No comments:

Post a Comment

Partilhar