Friday 22 February 2019

Como lidar com os bispos abusadores e tolerância zero

Mais um dia de cimeira sobre os abusos no Vaticano. Hoje o cardeal Cupich, dos Estados Unidos apresentou uma lista de 12 pontos para ajudar a criar um mecanismo de responsabilização dos bispos, que todos têm reconhecido ser uma lacuna nos actuais sistemas em vigor nos diferentes países.

Tanto Cupich como o cardeal Gracias da Índia falaram da importância de uma abordagem colegial a este problema.

Mais tarde, durante o briefing diário, houve oportunidade de se esclarecer um termo que é muitas vezes usado mas nem sempre explicado. Tolerância Zero… O que é que significa afinal?

Para além das diretrizes da Conferência Episcopal portuguesa, os jesuítas têm em vigor as suas próprias normas. A Renascença e a Ecclesia entrevistaram o padre José Maria Brito, do gabinete de imprensa, que diz que a denúncia destes casos deve ser entendida como uma obrigatoriedade de todos na Igreja.

Uma das vítimas que ontem deu o seu testemunho por vídeo foi uma mulher africana. África está imune a esta crise dos abusos sexuais? De todo… Simplesmente em muitas partes do continente nem existe a noção de que se trata de abusos.

E por fim, mudando de assunto, morreu esta sexta-feira o frei Bernardo Domingues.


No comments:

Post a Comment

Partilhar