Friday 25 May 2012

"Podia ser um dia de aproximação"


Rabino Eliezer Shai
Transcrição integral da entrevista ao rabino Eliezer Shai, sobre a importância e o significado da festa de Shavuot [Pentecostes]. A notícia encontra-se aqui.
Rabino Eliezer Shai

Qual é a importância da festa de Shavuot no calendário judaico?
Shavuot faz parte de um ciclo único com a Páscoa. O facto de se chamar Pentecostes, que é uma palavra grega, é por ser o quinquagésimo dia. Da Páscoa contamos 49 dias e o 50º é Shavuot.

Na Páscoa os judeus ganharam liberdade física, o princípio de uma nação, é imprescindível que essa nação seja livre. No Pentecostes recebem a própria constituição, que é a Torá, com a revelação no Monte Sinai. Biblicamente vemos que Shavuot tem várias denominações: Shavuot, que significa festa das semanas, porque se contam sete semanas desde a Páscoa; Festa das Colheitas, porque é nessa altura que se começa a fazer as colheitas dos frutos, e também o Dia das Primícias. Outro significado é o dia da entrega dos dez mandamentos no Monte Sinai.

Que tradições estão associadas ao Shavuot?
Na altura do Templo fazia-se a oferta das primícias e de dois pães feitos com a primeira farinha produzida depois da Páscoa.

Hoje em dia o que fazemos são as orações, dois dias para os judeus na diáspora, um dia em Israel. Lê-se publicamente a passagem do Êxodo, da entrega dos dez mandamentos, os três dias à volta do Monte Sinai, e a grande epifania, da revelação colectiva dos dez mandamentos e da Torá.

Além disso lemos também o Livro de Rute, porque Rute converteu-se ao judaísmo, passou a ser parte do nosso povo, aceitou a Torá. Assim como o povo de Israel aceitou a Torá nesse dia, Rute recorda-nos esse processo.

Poderia ser um dia de aproximação e aprofundamento entre cristãos e judeus?
Eu gostaria muito que assim fosse. Não tendo nenhuma coisa negativa associada a este dia, podia ser bem um dia de aproximação e conhecimento entre as duas fés. Não sei, nem sou expert, até que ponto, entre o povo, o dia de Pentecostes é considerado um dia importante.

Mas podia-se fazer previamente uma actividade de Estudo em conjunto para conhecer esse dia tão importante para as duas religiões.

No comments:

Post a Comment

Partilhar