Muitos dos
que viveram os anos 60 recordam claramente a publicação de “A Bomba
Populacional”, de Paul Ehrlich, em 1968, que assustou o público e influenciou
os media no que diz respeito à percepção da demografia. Ehrlich reavivou a já
desacreditada teoria de Thomas Malthus, do século dezoito, que defendia que a
população mundial iria sobrepor-se sempre aos recursos alimentares a não ser
que fosse drasticamente reduzida. Ehrlich avisou que na década de 70 se iriam
fazer sentir grandes fomes e que até ao fim do século XX centenas de milhões
morreriam de subnutrição, a Índia ia colapsar e a Inglaterra desapareceria.
O livro de
Ehrlich não foi o primeiro passo no pânico geral sobre a superpopulação, tendo
sido antecedida por medidas da administração Johnson. Num discurso nas Nações
Unidas em 1965 Johnson disse que “cinco dólares investidos no controlo da
população valem cem dólares investidos no crescimento económico”. O Presidente
insistiu ainda que fossem implementados programas de esterilização na Índia
como condição para apoio alimentar americano.
O controlo
populacional tornou-se finalmente um dogma político quando o Memorando de
Estudo da Segurança Nacional sobre as “Implicações do Crescimento Populacional
Mundial para os Interesses Externos e Segurança dos Estados Unidos”, foi
formalmente adoptado como política externa americana. Em 1976 um memorando
pedia aos Estados Unidos que “usassem o apoio alimentar para impor o controlo
populacional à escala global”.
Esta
política mantém-se. Os fundos designados para apoio externo dependem do
controlo populacional. Contraceptivos, e não comida ou medicamentos, são
frequentemente os principais produtos entregues em áreas estratégicas. Stephen
Mosher, autor de Population
Control: Real Costs, Illusory Benefits, [Controlo Populacional: Custos
Reais, Benefícios Imaginários] cita esta queixa de um obstetra queniano:
“O nosso
sistema de saúde está em ruptura. Milhares de quenianos vão morrer de Malária,
cujo tratamento custa poucos cêntimos, em clínicas cujas prateleiras estão
repletas de comprimidos [contraceptivos], DIU, Norplant, Depo-Provera e por aí
fora, no valor de milhões de dólares, a maioria dos quais fornecidos com
dinheiro americano.”
Este desejo
alargado de diminuir a população mundial é, à primeira vista, algo estranho. É
que o mundo não está propriamente a ficar sem espaço. Em 2007 o site www.populationmyth.com publicou um mapa dos Estados Unidos que mostrava como os 6,5 mil
milhões de pessoas então vivas no planeta conseguiam caber em cada um dos
Estados do país. É verdade que em Rhode Island só se ficava com pouco mais de
um metro quadrado por pessoa, mas no Texas dá quase 350 metros quadrados.
Mais
recentemente o Instituto de Pesquisa Populacional (www.pop.org)
deu seguimento ao exemplo do Texas e publicou no YouTube um cartoon que mostra
que se todas as sete mil milhões de pessoas pudessem ser transportadas para o
Texas, cada família teria espaço para ter uma casa com jardim (presumivelmente
a construção de prédios daria para melhorar a média de metros quadrados por
pessoa). Um engenheiro foi ainda mais longe e mostrou no seu blog www.simplyshrug.com
que seria possível fornecer água e comida pelo Rio Columbia e terreno agrícola
para sustentar esta migração hipotética.
O problema,
portanto, não é de falta de espaço. Então o que se quer dizer por
superpopulação? Evidentemente o problema é o excesso de pobres, associado à
ideia de que se de alguma maneira fosse possível evitar que os pobres se
reproduzissem, seriam capazes de escapar à pobreza.
Mas digamos
que conseguíamos diminuir a população mundial num terço. Isso significaria a
diminuição automática da percentagem de pobres? Não necessariamente. A
percentagem poderia até crescer de forma astronómica. Pais envelhecidos, sem a
ajuda de um número cada vez menor de filhos e parentes, dependendo do Estado;
economias em ruínas devido à falta de trabalhadores, rebeldes a tomar o poder e
a criar novas versões de escravatura, líderes políticos a atribuírem mais poder
a si mesmos sem quaisquer restrições constitucionais, e por aí fora.
Por outras
palavras, aquilo a que se chama “superpopulação” no fundo não passa do problema
milenar económico-político de uma justa administração dos recursos mundiais.
Trata-se de um problema político e geopolítico complexo que nunca se pode
resolver com soluções simplistas como reduzir o número de pessoas no mundo. De
facto, a aplicação desta “solução” levou ao perigo de um “Inverno demográfico”
entre europeus, russos, japoneses e outras comunidades políticas que, por causa
da descida do número de nascimentos, caminham para a “não-renovação” e
possibilidade de deixarem de existir dentro de algumas gerações.
A encíclica
Humane Vitae, de Paulo VI, sobre a contracepção, surgiu no mesmo ano que o
livro de Ehrlich e deu lugar imediatamente a uma tempestade de protestos entre
os católicos, começando por uma declaração assinada por 200 teólogos católicos
e publicado no New York Times no dia 30 de Julho de 1968, que assegurava todas
as pessoas com dúvidas de consciência de que se podia discordar legitimamente
do Magistério quando este entrava em conflito com o “sentido dos Fiéis”. As
consciências católicas, já formadas pela ortodoxia “científica” de que o mundo
já estava muito sobrepovoado, passaram a justificar a sua dissensão no tema da
contracepção nesta base.
Surgiram
então novos conceitos de virtude. Os casais que usavam contraceptivos podiam-se
orgulhar do facto de não estar a contribuir para um problema mundialmente
conhecido. Não ter filhos podia ser entendido como a mais alta medida de
preocupação social! Os educadores e políticos que ensinavam “sexo seguro”
podiam respirar fundo, aliviados pelo facto de estarem a cumprir o seu papel em
limitar o número de pobres nas cidades.
Mesmo os
pró-vida podiam promover os contraceptivos como forma de diminuir o número de
abortos. Governos ditatoriais, como a China, podiam impor políticas do “filho
único”, enquanto os Governos de tradição mais democrática, como os Estados
Unidos, podiam simplesmente exigir às seguradoras que cobrissem os custos de
contraceptivos e processos de esterilização, na esperança de poder chegar a
algo do género da política do “filho único” eventualmente, quando se tornasse
mais aceitável para os cidadãos.
A desgraça
dos grandes problemas é a tentação de recorrer a soluções simplistas para os
ultrapassar. A preocupação com o acesso a, refinação ou cultivo de, e
distribuição de, recursos humanos é um problema global e político interminável
e perene. Mas é um problema que não pode ser resolvido, e até pode ser piorado,
pelos movimentos que tentam combater a superpopulação com contraceptivos.
Howard
Kainz é professor emérito de Filosofia na Universidade de Marquette University.
Os seus mais recentes livros incluem Natural Law: an
Introduction and Reexamination(2004), The Philosophy of Human
Nature (2008), e The Existence of God and the Faith-Instinct
(2010)
(Publicado pela primeira vez em www.thecatholicthing.com na
Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2012)
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Apreciei o apontamento da música do Tiago Cavaco.
ReplyDeleteEm relação a esta questão, parece-me uma excelente defesa que as nações com elevado nível de consumo tenham poucos filhos. Acho excelente ter muitos filhos, eu só tenho 2, mas com um estilo de vida parco. Considero correto o termo sobrepopulação se ela for gananciosa.