Friday 28 October 2022

É hora de abraçar

Eu não queria começar esta mensagem assim, mas infelizmente tem de ser. Hoje surgiu um novo caso de abusos na Igreja. Este é particularmente revoltante. A partir da cronologia podem encontrar mais informações.

Eu queria era ter começado por isto. Ontem gravámos o mais recente episódio do Hospital de Campanha. Depois de três episódios duros a falar dos abusos, este episódio é uma espécie de “anti-abusos”, no qual falamos só de casos de heroísmo, de pessoas que dão tudo em serviço do Cristo que vêem no outro, no mais frágil. Como sabemos heroísmo, na linguagem de Deus, é santidade. Juntámo-nos para isso com o Felix Lungu, da fundação Ajuda à Igreja que Sofre. Vale muito a pena ouvir o episódio.

E foi tendo em conta ambas estas coisas que escrevi este texto que peço que leiam, mesmo. Nesta altura em que a Igreja está em baixo, a levar porrada – merecidamente nalguns casos, menos noutros – podem os nossos padres contar connosco? Nós que nos dizemos católicos vamos abandonar o barco, ou vamos apoiar quem tanto nos dá?

Mudemos de assunto. No artigo do The Catholic Thing desta semana podem ler o excelente texto do padre Paul Scalia sobre a parábola do fariseu e do publicano, e aprender porque é que o orgulho está na raiz de todos os nossos pecados e da nossa altivez.

Temos também excelentes notícias dos Camarões, onde o grupo de nove pessoas – cinco padres, uma freira e três leigos – foram libertados depois de várias semanas nas mãos de rebeldes.

Mas temos também a notícia triste da morte de uma freira – uma das tais que deu tudo – na República Democrática do Congo.

Irmã Marie-Sylvie, rogai por nós, que Deus purifique a sua Igreja. 

No comments:

Post a Comment

Partilhar