Monday 1 August 2022

Padre afastado por alegada violação

Actualização

Ao final do dia de segunda-feira a TVI transmitiu uma reportagem em que entrevistou a alegada vítima da violação e identificou o padre em questão. Tendo visto a reportagem fico com dúvidas de que o Patriarcado tenha feito o comunicado apenas por uma questão de transparência, como cheguei a indicar no texto inicial, parecendo antes que continua a prática de apenas lançar comunicados quando sabe que as notícias estão prestes a sair nos meios de comunicação. A alternativa é que a TVI soube do caso pelo comunicado e no próprio dia conseguiu identificar o padre e a vítima e entrevistá-la a tempo do jornal das 20h, o que me parece muito pouco provavel. 


O Patriarcado de Lisboa informa esta segunda-feira que um padre da diocese foi suspenso de actividade por suspeita de violação, e que o caso está entregue às autoridades. 

O comunicado do Patriarcado está aqui.

O caso não envolve um menor de idade, e por isso não é da competência da comissão para a protecção de menores. 

A Renascença diz ter apurado que o caso é de Julho, que a vítima é uma mulher e que os dois se conheciam há vários anos, desde antes da ordenação do sacerdote. 

No meu texto publicado aqui no final da semana passada referi que existia mais uma denúncia na Comissão de Lisboa, mas que não tinha sido tornada pública. Poderá ser este o caso e que, verificando-se que não se tratava de um/a menor de idade, se tenha concluído não ser do âmbito da comissão? Se não for o mesmo caso, então porque razão, mais uma vez, é que este teve direito a um comunicado e o outro não?

Pessoalmente, e sem outras informações, parece-me que serão casos diferentes. Segundo a RR o caso ocorreu em julho e na Carta Aberta do Patriarca lê-se que o tal segundo caso está entregue ao Dicastério da Doutrina da Fé, e que mal haja um desfecho será comunicado. Ora, se o caso foi em Julho acho muito pouco provavel que já tenha ido a Roma e vindo uma resposta em tão pouco tempo. 

Independentemente da resposta a estas perguntas, creio que o Patriarcado fez bem em lançar este comunicado, promovendo a transparência. Veremos se haverá desenvolvimentos.  

No comments:

Post a Comment

Partilhar