Tem também insistido na
necessidade da paz e apelado ao fim de múltiplos conflitos em todo o mundo,
incluindo os que já foram esquecidos pelo resto dos líderes mundiais.
Mas o Papa tem sido também
criticado por estar a pôr em causa a tradição cristã da Teoria da Guerra Justa.
Na encíclica “Fratelli Tutti”, Francisco diz o seguinte:
Nas últimas décadas, todas
as guerras pretenderam ter uma ‘justificação’. O Catecismo da Igreja Católica
fala da possibilidade duma legítima defesa por meio da força militar, o que
supõe demonstrar a existência de algumas ‘condições rigorosas de legitimidade
moral’. Mas cai-se facilmente numa interpretação demasiado larga deste possível
direito. Assim, pretende-se indevidamente justificar inclusive ataques ‘preventivos’
ou ações bélicas que dificilmente não acarretem ‘males e desordens mais graves
do que o mal a eliminar’. A questão é que, a partir do desenvolvimento das
armas nucleares, químicas e biológicas e das enormes e crescentes
possibilidades que oferecem as novas tecnologias, conferiu-se à guerra um poder
destrutivo incontrolável, que atinge muitos civis inocentes. É verdade que ‘nunca
a humanidade teve tanto poder sobre si mesma, e nada garante que o utilizará
bem’. Assim, já não podemos pensar na guerra como solução, porque provavelmente
os riscos sempre serão superiores à hipotética utilidade que se lhe atribua.
Perante esta realidade, hoje é muito difícil sustentar os critérios racionais
amadurecidos noutros séculos para falar de uma possível ‘guerra justa’. Nunca
mais a guerra!
Segundo a tradição cristã os
critérios para que uma guerra seja considerada justa são as seguintes:
- Deve haver a certeza de uma ameaça duradora e grave por parte da entidade à qual se vai declarar guerra
- Todos os outros meios para pôr fim ao conflito devem ter sido esgotados
- Deve existir uma perspectiva séria de sucesso
- O uso da força armada não deve produzir um mal maior do que aquele que pretende eliminar
A forma mais simples de
entender o argumento do Papa Francisco é de que na era das armas nucleares estas
condições nunca se cumprem, porque o risco de causar um mal maior do que aquele
que se pretende evitar estão sempre presentes.
Francisco tem sido muito
criticado por esta posição. Parece-me justa e equilibrada esta apreciação do jesuíta
Francisco Sassetti da Mota, numa recensão que aparece nas páginas finais da
edição de Novembro da revista Brotéria, a uma obra que reúne textos soltos do
Papa sobre a temática da guerra:
É discutível que tudo o que
o Papa Francisco afirma seja tecnicamente rigoroso. (…) o enamoramento por uma linguagem
radicalmente pacifista é ingénuo, pouco fundado na tradição cristã e em muitos
casos perigoso para o inocente oprimido. Mas essa falta de rigor em alguns
pontos não pode condenar o que o Papa Francisco tem para dizer de mais
fundamental: a violência perturba a ordem desejada por Deus.
Tem-se pensado muito nesta
problemática desde que começou a guerra na Ucrânia. Em primeiro lugar, quantos
de nós, quando a guerra começou, acreditavam que a Ucrânia tinha sérias
perspectivas de sucesso no campo de batalha? Desse ponto de vista, devíamos ter
defendido a rendição imediata. Uma das frases mais significativas desta década
foi “não preciso de boleia, preciso de munições”, e com isso começou a
desenhar-se o fantástico desempenho das forças armadas ucranianas que estão
cada vez mais próximas de libertar o seu território todo.
O Papa tem sido incansável a
falar da guerra na Ucrânia, criticando sem margens para dúvidas a invasão
russa. Tem sido por vezes criticado por recordar que do lado russo também há
sofrimento, por exemplo, ou por apelar a negociações quando os russos não
revelam qualquer intenção de devolver à Ucrânia a soberania sobre os territórios
ocupados. Mas permaneceu sempre a dúvida. O Papa acredita que os ucranianos devem
estar a fazer valer a sua posição pelo uso da força? Dito de forma mais simples:
O ucraniano que parte para combater os russos nos territórios ocupados está a
fazer bem, ou mal?
Depois de textos suficientes
para encher um volume sobre a guerra e a paz, o Papa disse finalmente uma frase
que parece dar-nos a resposta que procuramos. Na carta
escrita ao povo ucraniano, por ocasião dos nove meses da guerra, Francisco
diz: “Penso em vós, jovens, que, para defender corajosamente a vossa pátria,
tivestes de pegar em armas em vez dos sonhos que nutríeis para o futuro”.
Reparem na escolha da palavra,
nada acidental. “Tivestes”. Não “optastes”, não “quisestes”, mas “tivestes”. E mais, esse pegar em armas não é uma mera fatalidade, é um acto de coragem.
É numa situação como a guerra
da Ucrânia que toda a teoria sobre guerra, paz, justiça e injustiça cai por
terra e temos de nos confrontar com a realidade. Uma nação poderosa, liderada
por um tirano, invadiu uma terra estrangeira, sob falso pretexto, procurando subjugá-la,
eliminar a cultura dos seus habitantes, espalhando terror, tragédia e morte. Perante
isto não há teorias bonitas sobre espadas convertidas em arados, não há
cálculos frios sobre se a defesa tem probabilidades de sucesso ou não, e daí
ser ou não lícita. O que há é uma obrigação moral de defender o inocente, de travar
o assassino, de fazer frente à injustiça.
Esteve bem o Papa em
reconhecer a força desta realidade e de perceber quando escreve aos ucranianos –
que tanto tem apoiado, e por quem tanto tem rezado – que eles precisam tanto de
lições de guerra justa como precisam de boleias.
Leia também:
Declarações de líderes religiosos relevantes sobre a guerra na Ucrânia
E se a Rússia perder esta guerra? O que vem depois da ressaca
A posição de Francisco sobre a Ucrânia, e a posição da Ucrânia sobre Francisco
Todos pela Ucrânia, mas até quando?
Dimensões religiosas da Crise na Ucrânia
Igrejas Ortodoxas na Ucrânia - Em que ficamos?
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