Friday 16 December 2022

Neste Natal pode ajudar a Ucrânia. E o Líbano, e a Síria, e os reclusos e os cristãos da Terra Santa...

Jesus vai estar na final do Mundial
Aproximamo-nos do Natal, tempo de reconciliação e de perdão, e é precisamente isso que o Papa pede aos líderes mundiais numa carta em que sugere que dêem indultos a presos. A maioria dos meus leitores poderá não ter essa possibilidade, mas podem ajudar os reclusos na mesma, comprando presentes de Natal do projecto Reshape.

O Papa pede que este ano os cristãos pensem menos no consumismo, e ajudem mais a Ucrânia. Podem e devem fazê-lo, e já agora podem ajudar a Síria e o Líbano também, que bem precisam e são o projecto-alvo da fundação Ajuda à Igreja que Sofre para este Advento. E por fim, podem ir ao Chiado, à loja onde o Nicolas Ghobar está a vender artigos de artesanato feito pelos cristãos da Terra Santa, para apoiar as comunidades de lá. Eu já lá fui, e conto voltar. Estes também precisam muito da nossa ajuda, não os abandonemos! A loja fica na lateral da Basílica dos Mártires.

Há muita perseguição aos cristãos no mundo, mas a Europa não é excepção. Foram documentados 500 casos de crimes contra cristãos por cá em 2022.

Tive o privilégio de participar em dois episódios do programa “E Deus Criou o Mundo”, da Antena 1. No primeiro conversámos sobre superstições, astrologia e futebol, mas também sobre como o amor cristão não conduz à uma estéril “paz interior”, mas leva as pessoas a identificar-se com o sofrimento e as necessidades dos mais frágeis.

Já no mais recente episódio falou-se da tradição católica de abstinência de carne às sextas-feiras, e de como isso pode ser benéfico para o planeta, mas também sobre as noções de impureza ritual, e de como o Cristianismo é muito diferente do Judaísmo a esse respeito. Podem ouvir aqui.

No artigo desta semana do The Catholic Thing, Randall Smith deixa um recado para todos os guerreiros de teclado que pensam que estão a fazer guerra religiosa na internet. Parem! “Dizer casualmente no Twitter que alguém é herege é o equivalente adulto de uma criança chamar otária a outra – especialmente quando a pessoa que assim é lançada para as trevas exteriores como “herege” é um católico fiel. Para mim, isso é tomar o nome da Igreja em vão. Estas pessoas estão a confundir os seus pensamentos e disposições com o ensinamento da Igreja.”

Já leram o meu artigo sobre a posição do Papa em relação à Guerra Justa, e o que se passa na Ucrânia? Está aqui. E não percam o episódio da semana passada do Hospital de Campanha, que está aqui.

1 comment:

  1. E agora para algo não completamente diferente... o Filipe sabia deste caso?

    https://www.dailywire.com/news/cancel-culture-in-catholic-church-has-got-to-be-exposed-defrocked-priest-who-ripped-biden-speaks-out

    ReplyDelete

Partilhar