Friday 2 February 2024

Ajudar trapistas no Palaçoulo e desbaptismos na Bélgica

A polémica da semana é o cartaz da Semana Santa de Sevilha 2024. O cartaz dividiu opiniões, levando até um grupo a marcar uma missa de desagravo. Tendo falado com especialistas na área da arte, admito que estou algo dividido sobre o assunto. Aproveito, por isso, para convidar os meus leitores que tenham alguma opinião fundamentada sobre o cartaz para me enviarem por mail as vossas ideias.

Na Bélgica existe outra polémica que, parecendo até cómica ou distante, poderá bem vir a ter repercussões em Portugal e toda a União Europeia. Uma pessoa pediu à sua paróquia para apagar o seu registo dos assentos de baptismo. A paróquia recusa. Noutros países em que isto aconteceu, os tribunais têm-se colocado do lado da Igreja, mas aqui o Tribunal deu razão à pessoa e à Autoridade de Protecção de Dados. A Igreja recorreu, e isto pode mesmo chegar a um tribunal europeu. Este é, para mim, um sinal perfeito dos tempos em que vivemos, os tempos do pensamento mágico, em que alguém acha que só porque lhe apetece, pode obrigar todo o resto do mundo a alinhar numa fantasia, neste caso fingindo que um facto histórico – o facto de ela ter sido baptizada – simplesmente não aconteceu. Há aqui uma ligação evidente com a ideia de que é possível, por exemplo, mudar de sexo. É uma ideia que desenvolvo neste artigo “A Consagração da Mentira”, que vos convido a ler.

Como muitos já saberão, as Monjas Trapistas do Palaçoulo tiveram um incêndio na sua hospedaria, onde viviam enquanto esperam a construção do mosteiro. Já muita gente contribuiu para ajudar a financiar os reparos, de tal forma que o MBWay das monjas ultrapassou o limite mensal. Felizmente há sempre a possibilidade de fazer transferência. Aqui encontram todos os detalhes necessários. Toda a ajuda é preciosa!

O Papa Francisco pergunta se nos incomoda o grito dos oprimidos. É uma excelente pergunta para ir preparando a Quaresma, que está a quase a chegar!

E da China chega uma notícia interessante. Depois de vários actos unilaterais por parte do Governo, que punham em causa a posição do Vaticano naquele país, foi agora instalado um novo bispo, de uma nova diocese, criada por Roma. Mais do que pontos a favor de um ou outro, se Deus quiser isto poderá demonstrar que o acordo entre a China e Roma está finalmente a permitir uma normalização das relações. A notícia está aqui em português, e analisada aqui pelo The Pillar.

O artigo desta semana do The Catholic Thing é sobre a autoridade de Cristo. O Pe Paul Scalia explica que ao contrário no nosso tempo, em que pomos em causa a autoridade de tudo e todos, os contemporâneos de Jesus davam uma enorme importância ao conceito, e queriam mesmo saber com que autoridade Cristo pregava e actuava. É um artigo que vale bem a pena ler, com base no Evangelho do passado domingo.

No comments:

Post a Comment

Partilhar