Thursday 19 December 2013

Papa aniversariante e poligamia nos EUA

A Bíblia King James é entregue ao Rei
O grande evento desta semana foi os 77 anos do Papa. Aproveitámos para fazer um balanço destes nove meses de pontificado… surpreendentes. Também os nossos colegas da WebTV juntaram algumas das frases mais marcantes de Francisco, que vale a pena recordar.

Com tanta coisa a passar-se no Vaticano, não surpreende portanto que a Santa Sé tenha contratado a McKinsey para tentar coordenar os seus esforços. Durante o pontificado de Bento XVI já tinham contratado Gregg Burke para fazer o mesmo, mas a ideia é que lhe dão pouco espaço para trabalhar. Vejamos que resultados é que isto vai ter.

Um bispo americano é acusado de conduta imprópria. As alegações parecem ténues, mas o comportamento da diocese até agora é um exemplo de como a crise dos abusos mudou as práticas nos EUA. O próprio bispo comunicou o caso de imediato à polícia e suspendeu-se a si próprio para que um inquérito possa averiguar os factos. Um exemplo a seguir mas que levanta algumas questões, como pode ler na notícia.

Poligamia a caminho da legalização nos Estados Unidos? Já estivemos bem mais longe…


E de manhã houve uma notícia bizarra e perturbadora. Um homem tentou imolar-se pelo fogo na Praça de São Pedro! Não se sabe ainda porquê.

Ontem foi dia de novo artigo do The Catholic Thing. O tradutor Anthony Esolen recorre a um termo da Bíblia King James para analisar exactamente o que sentiram os pastores quando o anjo lhes anunciou o nascimento de Jesus. É uma leitura fascinante. Não percam.

Também nestes dias publiquei mais dois textos de análise à exortação apostólica do Papa. Desta feita olho mais de perto para os recados mandados aos conservadores e aos liberais.

No comments:

Post a Comment

Partilhar