Ora aqui está um evento muito raro.
Estamos perante um casamento no "Rito Tridentino", a forma extraordinária do Rito Romano, que decorreu há poucas semanas em Coimbra.
O vídeo é longo mas nele podem ver os detalhes de uma missa deste género. Não sou especialista mas julgo saber que o rito do matrimónio se realiza antes da missa propriamente dita, e não durante. A caixa de comentários está aberta para mais esclarecimentos que queiram partilhar.
...e parabéns aos noivos, pois claro, com cuja autorização coloco aqui o vídeo.
Bem celebrado o casamento mas vejo que os acólitos estão bem preparados... se eu fosse acolitar não saberia o que fazer....
ReplyDeletePode crer que é bastante mais simples do que parece à primeira vista. Esta é, evidentemente, uma celebração ao abrigo do motu proprio Summorum Pontificum, do Papa Bento XVI: É assim uma «retoma» litúrgica após longa interrupção de quarenta anos. Notei uma pequena imprecisão talvez derivada disso, e que não sucede onde a celebração tradicional foi mantida ininterruptamente: entre as leituras - apenas duas, epístola e evangelho - o missal passa dum lado para o outro do altar. o acólito, quando apenas um, deve estar sempre do lado contrário ao missal, à esquerda do celebrante até ao canto do gradual («salmo responsorial»), deslocando-se para colocar o missal à esquerda do celebrante logo antes do evangelho, e posicionando-se ele próprio então, seguidamente, à direita do celebrante. Havendo pelo menos dois acólitos, trocam. De todo o modo, até ao gradual, o acólito, se o houver, deve estar sempre à esquerda do celebrante; após o gradual, à direita, como digo, do lado cotrário ao missal. Seja como for, está lindo!
DeleteO meu casamento será em Abril no Rito Extraordinário. Primeiro casamento no Rito em Mogi das Cruzes SP. Dia 14/04/18
ReplyDelete