Monday 30 January 2023

Palcos polémicos em Portugal e nabice noticiosa na Nigéria

Fake News... 
Se há dias em que tenho de andar à procura de notícias para vos enviar, há outros em que nem sei por onde escolher!

Obviamente começamos pelo Palco da Polémica. Está tudo num alvoroço por causa dos 4,2 milhões que vai custar o palco da missa final da JMJ. Mas o alvoroço é inimigo da clareza. Neste post tentei congregar aquilo que já se sabe de certeza e aquilo que está por esclarecer, convidando todos a contribuir com explicações e factos, mais do que com opiniões infundadas.

Ontem um sacristão foi assassinado e um padre gravemente ferido num ataque a duas igrejas em Espanha, aparentemente por um muçulmano fanático.

Também ontem surgiu a notícia de que só em 2022 foram assassinados 145 padres na Nigéria. O único problema com esta notícia é não ser verdade. Leiam este meu artigo que explica como nasce uma “fake news”, muitas vezes mais por ignorância e falta de rigor jornalístico do que por má fé.

O Papa Francisco deu uma entrevista à Associated Press em que disse muita coisa interessante. Entre outras coisas, criticou as leis que criminalizam a homossexualidade, ressalvando que os actos homossexuais são pecado aos olhos da Igreja. Fui contactado pelo Observador para dar a minha opinião sobre o assunto, que podem ouvir aqui.

Esta semana, infelizmente, não temos episódio do Hospital de Campanha para vos trazer. Tínhamos uma entrevista interessante alinhavada, mas a convidada adoeceu e não conseguimos acertar agendas para gravar noutro dia. Esperamos voltar em breve. Entretanto, se ainda não ouviram, têm aqui o mais recente episódio sobre a morte e o legado de Bento XVI.

No ano lectivo de 2021/2022 só nas escolas públicas de Chicago, nos EUA, houve 600 denúncias de abuso sexual de menores. No mesmo espaço de tempo, para todo o país, na Igreja Católica houve 30 denúncias, das quais apenas seis foram consideradas credíveis. A conclusão? A Igreja tem aprendido com os erros e é hoje das instituições mais seguras para crianças. Há muito por fazer? Há, mas o progresso tem sido bom. Tudo isto está explicado no artigo do The Catholic Thing, por Stephen P. White.

E no dia 31 de Janeiro o Papa parte para a República Democrática do Congo e para o Sudão do Sul. Eis o que se pode esperar desta viagem.

Termino com dois desafios. Nos dias 10-12 de Fevereiro realiza-se o Segundo Congresso Nacional de Pueri Cantores. Toda a informação aqui.

1 comment:

  1. Continuem a escreer que "Ainda não há indícios que apontem para a motivação do ataque, incluindo se poderá ter tido uma motivação religiosa ou não." e depois queixem-se que há cada vez mais partidos "extremistas" e "radicais"....afinal que afirma estas coisas dos extremismos são os mesmos que não contam a verdade e estes normalmente acabam mal pois "não há nada que esteja escondido que não seja revelado"

    ReplyDelete

Partilhar