Wednesday 25 January 2023

Papa Francisco sobre a homossexualidade: pecado, mas não crime

O Papa Francisco deu uma entrevista à Associated Press em que foi questionado sobre as leis que criminalizam a homossexualidade. 

Respondeu que embora os actos homossexuais sejam pecado, não são crime nem devem ser tratados como tal. 

O Observador pediu-me para comentar estas declarações.

3 comments:

  1. "devem ser tratados como tal": e em relação à proibição e perseguição que existe aos próprios que desejam receber terapias de conversão ou a quem os quer ajudar? o que diz a Igreja em relação a isto? pq o Papa nada diz? e o que diz o Filipe? porque ninguém fala disto? da liberdade!!!???

    ReplyDelete
    Replies
    1. No que diz respeito à minha opinião, acho que dizer que as chamadas "terapias de conversão" nunca funcionam é um disparate que parte do princípio que todos os casos de homossexualidade têm a mesma génese e que esta é imutável.
      Contradiz não só a experiência de muitas pessoas que dão testemunho de terem deixado de sentir atracção por pessoas do mesmo sexo, mas também a de tantos que mudam no sentido contrário, passando de atracção heterossexual para homossexual.
      Compreendo a preocupação com terapias pouco sérias que se calhar fazem mais mal do que bem, mas partir do princípio que todas as terapias são prejudiciais também me parece um disparate e, acima de tudo, viola, como bem diz, a liberdade de quem quer procurar esse tipo de acompanhamento e agora vê-se impedido de o fazer por decreto.

      Delete
    2. Exatamente, muito bem, por isso luto todos os dias para que todos aqueles que querem livremente pedir ajuda o tenham pois ainda acredito num estado de direito onde existe liberdade! Luto também que a Igreja e os partidos políticos levem a sério este gravíssimo assunto.

      Delete

Partilhar