Monday 7 November 2022

Arquivamentos sacerdotais e novidades (boas e tristes) episcopais

D. Armando Domingues
Com um dia de atraso, por motivo de aniversário de um filho e respectiva visita ao Oceanário, estou de regresso com mais informação de actualidade religiosa.

E começo com uma notícia fresquinha! A Arquidiocese de Évora informa que o padre que estava suspenso por suspeita de encobrir um caso de abusos não irá a julgamento civil nem canónico. Saiba porque é que este caso é um exemplo a seguir por outras dioceses, e espreite a cronologia para ficar a par dos mais recentes desenvolvimentos no campo dos abusos em contexto eclesial em Portugal.

Não era preciso este mais recente caso para sabermos que há acusações falsas e que, a seguir às vítimas, evidentemente, são os padres que mais estão a sofrer com o peso de toda esta polémica. Por isso repito o desafio feito a semana passada. Apoiemos os nossos padres!

Se, como é possível, estão fartos da conversa dos abusos, lembrem-se que o tema é mesmo importante, mas que felizmente não é o único e foi por isso que o último episódio do Hospital de Campanha foi sobre exemplos de sacrifício e dádiva que existem, felizmente, aos magotes entre os servos e servas de Deus!

Ao nível dos bispos temos uma notícia boa e outra triste. Morreu, de madrugada, o bispo auxiliar de Lisboa, D. Daniel. Rezem por ele, e pelo D. Manuel, que fica agora mais desapoiado na difícil tarefa de conduzir o Patriarcado. A notícia boa é que a Diocese de Angra já tem novo bispo, D. Armando Domingues, que até agora era auxiliar do Porto.

O Papa está no Bahrain, para uma visita carregada de importância ao nível do diálogo inter-religioso. A visita está a ser acompanhada a par e passo pela Renascença, que tem no local a inigualável Aura Miguel.

Por falar em diálogo inter-religioso, podem ler o que escrevi com base numa conferência do especialista no assunto, e líder da Igreja Católica na Arábia, bispo Paul Hinder. Aconselho ainda a lerem o meu artigo na edição deste mês da Brotéria, disponível online para assinantes, ou em papel, sobre a importância da visita do Papa ao Cazaquistão. No fundo, uma leitura mais profunda e mais desenvolvida deste artigo.

E termino com uma recomendação musical! O meu bom amigo Manuel Fúria lançou novos temas, entre os quais este, dedicado aos cristãos perseguidos. Ouçam, partilhem e ajudem a espalhar o trabalho de um roqueiro católico e bom pai de família!

No comments:

Post a Comment

Partilhar