Friday 29 September 2023

Tragédia para cristãos no Iraque e Nossa Senhora do Rugby

Começo com uma tristíssima notícia. Mais de cem pessoas terão morrido num incêndio que deflagrou durante a festa de um casamento, no norte do Iraque. Porque é que esta notícia diz respeito à Actualidade Religiosa? Porque atingiu precisamente a já frágil e sofredora comunidade cristã daquele país, embora a maioria dos órgãos de comunicação social – certamente por ignorância e não por preconceito – não o tenham referido. Aqui explico porque é que este é mais um golpe duro para os cristãos iraquianos.

É já no sábado o consistório que elevará D. Américo Aguiar a cardeal. Em princípio eu estarei na SIC Notícias de manhã para comentar o assunto, e sairá um artigo no Expresso sobre o Colégio dos Cardeais depois desta nova remessa criada por Francisco, fiquem atentos e para a semana envio links. Entretanto, o novo bispo de Setúbal deu uma entrevista em que faz um balanço da JMJ.

Infelizmente, as minhas previsões sobre a tragédia humanitária e limpeza étnica em Nagorno Karabakh estão a realizar-se. Mais de metade da população arménia daquele enclave já se refugiou na Arménia propriamente dita. É o fim de uma cultura milenar, num dos berços e últimos redutos do Cristianismo na região do Cáucaso.

A selecção portuguesa de rugby está a entusiasmar e domingo tem um novo teste de fogo contra uma Austrália aparentemente enfraquecida. O rugby é o tema do meu mais recente artigo no The Pillar. Mas o que é que o rugby tem a ver com religião, perguntam? Pois perguntam muito bem. Talvez Nossa Senhora do Rugby possa esclarecer.

O caso do Pe Rupnik continua a dar que falar e agora tem uma nova dimensão portuguesa. Saibam tudo aqui.

E o Papa esteve em Marselha para uma visita relâmpago, onde falou sobretudo da importância de tratar os migrantes como pessoas plenas de dignidade.  

E não deixem de ler o artigo desta semana do The Catholic Thing em que Stephen White explica porque é que um dos grandes problemas da nossa sociedade é o facto de termos perdido a noção do pecado.

3 comments:

  1. "certamente por ignorância e não por preconceito"; "tragédia humanitária e limpeza étnica em Nagorno Karabakh estão a realizar-se": CERTAMENTE POR IGNORÂNCIA E NÃO POR PRECONCEITO, CERTO?

    ReplyDelete
  2. "SIC Notícias de manhã para comentar o assunto, e sairá um artigo no Expresso": certamente terá de ser soft e politicamente correcto para que seja aprovado pela censura, certo?

    ReplyDelete
  3. " onde falou sobretudo da importância de tratar os migrantes como pessoas plenas de dignidade. " muito bem Francisco, certamente são todos dignos; pena é que o mesmo Francisco não fale da falta de dignidade do comportamento tragico que milhoes de emigrantes por toda a França, UK, Alemanha, SUECIA, etc. estão a ter o que faz com que os politicos mais moderados europeus digam que o multiculturaismo é um falhanço. Também o Francisco é responsavel pelo que se passa de mais tragico por esta europa fora.

    ReplyDelete

Partilhar