Monday 3 September 2012

Redacção: As minhas férias...

Nas minhas férias dediquei-me à restauração...
Durante o último mês a maior parte de nós esteve de férias, mas o mundo não pára!

Assim sendo, passou-se muita coisa em termos de actualidade religiosa. Tentarei aqui fazer um resumo o mais sintético possível:

A Síria continua a ferro e fogo, com a maioria sunita a revoltar-se contra o regime dominado por alauitas, e com as outras minorias (nomeadamente cristãos e drusos) a tentar não ser apanhados no meio do fogo cruzado. Isto no contexto alargado do Médio Oriente com os principais países sunitas (a começar pela vizinha Turquia, a Arábia Saudita e o Egipto) a torcer pelos rebeldes e os países de maioria xiita (Irão e Iraque) a torcer, com maior ou menor influência, pelo regime. O Líbano, onde vai o Papa dentro de duas semanas, vai esperando que a coisa não se espalhe para lá.

Outra notícia importante vem do Paquistão. Poderia parecer mais do mesmo, a detenção de uma cristã indefesa acusada de blasfemar contra o Islão, mas este fim-de-semana houve um golpe palaciano, com a detenção de um imã da mesma aldeia, acusado de encenar o caso. O imã foi detido porque testemunhas disseram que quem rasgou páginas de um Alcorão foi ele, e não a menina cristã.

Não posso deixar de sublinhar a importância disto. 1º Porque mostra, (pela primeira vez que tenho conhecimento, pelo menos num caso desta magnitude, o "sistema" paquistanês a "tomar o partido" de uma cristã acusada de blasfémia e, 2º, Pelas repercussões que tudo isto pode ter socialmente, ou seja, se for provado que o imã é que rasgou as folhas do Alcorão, nesse caso o blasfemo é ele e a pena de blasfémia no Paquistão, como todos sabemos, é a morte... Se for enforcado um imã muçulmano no lugar de uma menina cristã... eu pelo menos prevejo motins e perseguição. Mas talvez esteja a ser pessimista.

Mudando de palco e de tema, na América ficou fechada a candidatura republicana à presidência, que é histórica em termos religiosos. Não porque o principal candidato é Mórmone (já o fundador dessa religião, Joseph Smith, se candidatara à presidência), mas porque, sendo o candidato a vice-presidente um católico, é a primeira vez que uma candidatura de peso à Casa Branca não conta com um único protestante.

Na Rússia, num dos casos mais mediáticos do ano, três elementos da banda Pussy Riot foram condenadas a penas de prisão efectiva pela representação de uma música/crítica não autorizada no interior da principal catedral ortodoxa de Moscovo.

Tivemos três óbitos importantes nestas semanas. A começar por Portugal, morreu o Bispo emérito de Angra do Heroísmo, D. Aurélio Escudeiro.
Na passada Sexta-feira morreu também o Cardeal Martini, respeitadíssimo arcebispo emérito de Milão, uma das principais vozes da ala liberal do Colégio dos Cardeais.
Patriarca da Etiópia, falecido em Agosto
O que poderá ter passado mais despercebido a muitos dos nossos leitores foi a morte, no início de Agosto, de Abuna Paulos, quinto Patriarca e Catolicós da Etiópia, Abade da Sé de São Tekle Haymanot e Arcebispo de Axum. A Igreja Ortodoxa da Etiópia, uma das mais antigas do mundo, faz parte da comunhão de Igrejas Ortodoxas Orientais pré-calcedónias, juntamente com a Igreja Ortodoxa Copta e a Igreja Arménia, entre outras. Isto significa que duas dessas igrejas, a copta e a etíope, estão neste momento acéfalas, aguardando a eleição de um novo patriarca.

Entretanto no blogue foram publicados mais três artigos de The Catholic Thing, que pode ler nos seguintes links.


É evidente que houve muito mais, (como esquecer o “restauro” da imagem de Cristo numa igreja espanhola), mas férias são férias e para acompanhar a actualidade a um ritmo diário existe o resto do ano, que começa agora!

Cumprimentos a todos!
Filipe

No comments:

Post a Comment

Partilhar