Friday 15 July 2022

Novidades sobre abusos e outra visão da crise no SNS

Nos últimos dias tem-se falado muito sobre casos ligados à questão dos abusos sexuais na Igreja. Primeiro foi o caso do padre suspenso por enviar mensagens de conteúdo impróprio numa conversa de WhatsApp, depois o caso de um padre suspenso na arquidiocese de Évora, por não ter agido de forma correcta num caso de abusos praticados por um leigo. Entretanto soubemos que a Comissão Independente que está a analisar a situação nacional pretende edificar um memorial às vítimas, encomendado a Siza Vieira e hoje o juiz Souto Moura deu uma entrevista à Renascença em que, entre outras coisas, refere que desde Maio houve dois casos reportados em Lisboa. Ora, um dos casos será o acima referido, mas não se sabe qual é o segundo.

Pretendo escrever sobre tudo isto nos próximos dias, porque há muito a analisar e a dizer, mas entretanto recordo que aqui vou mantendo uma cronologia dos casos que têm surgido em Portugal, e que está o mais completo possível. Se notarem alguma falha, algum caso que não tenha sido reportado ou um caso que já tenha sido julgado, ou arquivado, avisem sff, nos comentários.

A semana passada o episódio do Hospital de Campanha foi sobre a crise no SNS, com o convidado José Diogo Ferreira Martins. Se ainda não ouviram, oiçam. Mas depois leiam também o comentário que entretanto publicámos, feito por uma médica católica que trabalha num hospital público em Trás-os-Montes. A Teresa apresenta uma visão diferente, discordando de alguns aspectos e complementando outros. Acima de tudo, são visões de duas pessoas de fé que trabalham em especialidades e realidades muito diferentes e que nos ajudam a ter uma melhor perspectiva do que se passa. Deixo já em aberto o convite a outros profissionais de saúde que queiram comentar e partilhar as suas opiniões. Podem fazê-lo na caixa de comentários, ou por mail para mim.

Ainda no rescaldo da decisão do Supremo americano que acabou com o aborto como direito constitucional nos EUA, o artigo desta semana do The Catholic Thing pergunta se não vale a pena reconsiderar o conceito de “liberdade procriativa”, que é excessivamente negativo e individualista. Um tema interessante a explorar.

A semana passada dei conta da “epidemia” de raptos e assassinatos de padres na Nigéria. Em resposta a Associação de Padres Diocesanos publicou um apelo a uma semana de oração e jejum e termina hoje. É um apelo muito bonito, que rejeita a resposta violenta. Leiam sobre o assunto aqui e, já agora, rezem também.

Em Cuba passou um ano sobre as manifestações pela liberdade, que foram duramente reprimidas. O país está na miséria – mais um caso em que o comunismo estranhamente falhou, mas algum dia hão de acertar, garantem-nos! – mas a pior pobreza de todas é mesmo a falta de liberdade, diz este padre cubano.

Para muitos já estamos em tempo de férias. Para quem não sabe ainda para onde ir, aconselho uma viagem ao mundo do Patriarca Cirilo, de Moscovo. Deve ser um local fantástico! Surreal é certamente. Aqui encontram a análise a algumas das suas mais recentes e extraordinárias declarações e aqui encontram todas as declarações dos principais líderes religiosos relevantes, sobre a guerra na Ucrânia.

No comments:

Post a Comment

Partilhar