Friday 8 July 2022

A Crise no SNS e a Epidemia na Nigéria

Foi preciso esperar nove episódios, mas no Hospital de Campanha desta semana temos finalmente um médico a sério em estúdio. O José Diogo Ferreira Martins é um crente no SNS, mas isso não o impede de fazer um diagnóstico pessimista. O também presidente da Associação de Médicos Católicos fala ainda das ameaças à objecção de consciência, dos desafios de se viver com fé no mundo da medicina e da forma como a pandemia afectou os cuidados espirituais nos hospitais. Foi uma excelente conversa, vale bem a pena ouvir!

Não será propriamente uma pandemia, mas uma epidemia, pois está sobretudo localizada na Nigéria, mas a onda de raptos e assassinatos de padres está a tornar-se um fenómeno descontrolado. A maioria dos padres acaba por ser libertado, mas nem todos, e o país mergulha cada vez mais no caos e aproxima-se perigosamente do conflito inter-religioso.

 

Mudando de latitude, recentemente conversei com o bispo Jules Boutros. Nunca ouviram falar dele? Pois saibam que aos 39 anos é o bispo mais novo do mundo. Recém-nomeado, pertence à Igreja Católica Siríaca, uma das mais pequenas igrejas de rito oriental na Igreja Católica. Falou sobre a situação da sua comunidade no Líbano, Iraque e Síria, e do drama que é a emigração em massa dos cristãos do Médio Oriente para o ocidente.

 

Do Burkina Faso chega a triste notícia de mais um massacre de cristãos, mas não é só em África e no Médio Oriente que os cristãos são perseguidos. A Nicarágua está a assistir à maior perseguição na América Latina.

 

Como se sabe, os protestantes insistem na doutrina do Sola Scriptura. No artigo desta semana do The Catholic Thing o autor Michael Pakaluk defende a ideia de que numa Igreja ideal nem teríamos registos escritos… Leiam o “Nula Scriptura” e decidam por vocês se ele tem razão ou não.

 

Acaba de ser publicado o livro "Temas de Ética - Reflexões e Desafios", pelo Movimento Acção Ética, e para o qual tive o privilégio de contribuir com um capítulo. O livro aborda 14 temas, o meu explora a ética no jornalismo e nas redes sociais. Sem pretensiosismos, procuro abordar o assunto da perspectiva prática, apontando alguns dos pontos principais a ter em conta num assunto cada vez mais importante.


Morreu o Cardeal Cláudio Hummes, um bispo muito importante para o Brasil e para todo o mundo. Morreu também o padre António Vaz Pinto, um sacerdote que deixou uma magnífica obra na Igreja em Portugal e que certamente descansa agora em paz. 

1 comment:

  1. No Brasil, um político tentou fazer campanha no funeral e teve a devida resposta. (https://www.youtube.com/watch?v=ZqdRK7Xg3gk) A Igreja Católica é uma instituição de grande respeito em praticamente todo o mundo, com excepção de Portugal. Aqui a Igreja é basicamente um empresa de mídia semi-estatal. No dia que a eutanásia foi aprovada, a Renascença convidou Mariana Vieira da Silva para uma entrevista. Ou seja para a Igreja, são totalmente irrelevantes os valores cristãos.

    Em Famalicão dois alunos são perseguidos pelo estado por se recusarem a ir às aulas da cultura woke/marxismo cultural. O que é a diocese de Braga fez? Nada.

    Se alguém gozar ou inventar mentiras sobre um clube de futebol de certeza que essa pessoa vai levar ou resposta à altura da direcção desse clube. Se alguém gozar com Jesus Cristo ou mentir o que é que a Igreja faz? Nada. Infelizmente qualquer clube de futebol é mais bem gerido do que a nossa igreja cesárista.

    ReplyDelete

Partilhar