Friday 10 February 2023

Relatório à vista... Estejam preparados

Estamos a três dias da apresentação do relatório sobre abusos sexuais na Igreja portuguesa, feito pela Comissão Independente. Em antecipação desse momento, dediquei as passadas semanas a elaborar um documento que resume tudo aquilo que já se sabe sobre os abusos cometidos no âmbito eclesial. Aqui encontrarão todos os casos que foram tornados públicos em Portugal nos últimos anos, e o que se passou com cada um deles, incluindo os resultados de processos civis e canónicos. É evidente que o relatório trará muitas novidades, mas só conseguiremos compreender bem esse impacto se tivermos noção daquilo que já se sabe. Está tudo aqui, e caso saibam de mais algum caso que não esteja na lista, mas que tenha sido tornado público, informem-me para eu poder completar.

Preparei também uma série de questões que pedem resposta com este relatório. Quando ele for divulgado é natural que toda a gente foque sobretudo o número total de testemunhos recebidos e o número de alegados abusadores. Mas há muita coisa que é importante saber para se poder contextualizar bem esses dados. Qual o universo total de padres no país nos anos avaliados? Há uma estimativa do número de casos total, e não apenas dos denunciados? A comissão aceitou todos os testemunhos por si, ou houve algum método de avaliar a sua credibilidade? Vejam aqui aquelas que considero serem as questões fundamentais e, mais uma vez, partilhem comigo sugestões de outras que me possam estar a escapar.

O número de mortos devido ao terrível terramoto que afectou principalmente a Turquia e na Síria já ultrapassou os 15 mil, incluindo pelo menos um padre católico. Esta tragédia vem relevar o enorme sofrimento do povo sírio, já duramente afectado por anos de guerra, Covid, uma crise financeira terrível e sanções que são dirigidas aos governantes, mas que como sempre acabam por dificultar a vida aos mais pobres. A fundação Ajuda à Igreja que Sofre está no terreno a ajudar, sobretudo em Alepo e Latakia, e quem quiser fazer donativos para ajudar na reconstrução de casas de membros da comunidade cristã pode obter mais informação aqui. Os líderes da comunidade cristã pedem orações e solidariedade, mas todos concordam que é urgente acabar com as sanções para que o país possa finalmente reerguer-se.

Alguma vez ficou com dúvidas sobre se devia pedir coisas a Deus? Acontece a todos. Randall Smith explica porque é que não nos devemos preocupar mais com o assunto, e continuar a pedir e a bater à porta, neste artigo do The Catholic Thing.

Deixo-vos ainda com os meus artigos para o The Tablet sobre o chumbo pelo Tribunal Constitucional de mais uma tentativa de legalizar a eutanásia, e ainda com o artigo que escrevi sobre a questão do palco para a JMJ.

No comments:

Post a Comment

Partilhar