Monday 6 February 2023

O Papa em África e a rapariga que mete a mexer as moçambicanas

O Papa está actualmente no Congo, e de lá segue para o Sudão do Sul. Tem apelado à paz e ao fim da corrupção, como seria de esperar. Mas que diferença é que a viagem do Papa pode mesmo fazer? Falei sobre este assunto com várias pessoas que conhecem bem o terreno, num artigo publicado no jornal online The Pillar, esta semana. Leiam que vale a pena.

O meu amigo Paulo Aido, da fundação Ajuda à Igreja que Sofre – Portugal, tem muitos e bons contactos em ambos os países e tem feito uma cobertura cerrada desta visita, que podem e devem acompanhar aqui. Também a minha amiga Aura Miguel está no terreno e podem acompanhar o seu trabalho na Renascença, aqui.

Esta quinta-feira, também no The Pillar, publiquei uma entrevista com Petru Pruteanu, o bispo da Igreja Ortodoxa Russa para a Península Ibérica, que vive em Cascais. Quem tem acompanhado o meu trabalho sabe que tenho sido crítico da postura do patriarca de Moscovo, mas a Igreja Ortodoxa Russa é demasiado grande e importante para descartar. Se há esperança para a renovação desta grande e venerável instituição está em homens como o bispo Petru, que dizem a verdade, sem medo das consequências. Esta foi uma entrevista que me deu muito gosto fazer e espero em breve poder partilhar convosco uma versão portuguesa.

O tema do palco da missa final com o Papa na Jornada Mundial da Juventude já passou, mas o compromisso que a Igreja fez de tentar baixar os custos das infraestruturas não foi esquecido. Hoje mesmo decorrem reuniões nesse sentido.

Hoje voltamos a ter Hospital de Campanha. Numa fascinante conversa com a Marta Figueiredo, da Girl Move, falámos da dimensão espiritual do seu trabalho de promoção da dignidade e das oportunidades de vida de mulheres em Moçambique, mas também do papel que as mulheres podem, ou não, desempenhar na Igreja e da postura a adoptar em relação a assuntos como o feminismo.

Estamos na Semana das Escolas Católicas. Oportunidade para ler este elogio aos professores católicos, feito pelo David Bonagura, no The Catholic Thing. Leiam e partilhem com um professor católico que conheçam.

No comments:

Post a Comment

Partilhar