Wednesday 8 February 2023

Pedir coisas a Deus

Randall Smith

Uma antiga aluna minha mandou-me uma mensagem a perguntar: “Pedimos coisas a Deus que queremos que aconteçam, mas também nos queremos submeter à sua vontade. Como é que conciliamos as duas coisas?”

Escrevi de volta: “Deus é esperto nisso”.

Não foi a resposta mais teologicamente sofisticada, claro, mas em minha defesa, sou péssimo a escrever mensagens. Nunca consigo acertar nas letras certas quando estou a tentar pressionar as teclas pequenas. Por isso achei que, por mensagem, era o melhor que conseguiria fazer.

Eu prefiro conversas cara-a-cara. Quando as pessoas me fazem este tipo de pergunta, normalmente é porque mais alguma coisa se passa. A resposta mais correcta é: “Essa é uma boa pergunta, mas antes de passarmos para ela, o que é que queres mesmo saber?”. C.S. Lewis sugeriu certa vez que as crises de fé se devem mais frequentemente a falta de sono do que a objecções racionais sérias. Precisamente, acontece que a minha aluna estava a sofrer de amigdalite.

Não que isso retire qualquer valor à sua pergunta. A verdade é que me perguntam frequentemente a mesma coisa, e as pessoas têm-se debatido com esta questão, ou uma variação da mesma, há séculos. Platão, por exemplo, acreditava que a oração era irracional. Se Deus, ou os deuses, são “pura bondade” então farão o que for bom, independentemente daquilo que lhes pedirmos. Por isso pedir é supérfluo. Os cristãos têm um problema semelhante. Se aquilo que Deus deseja para nós é sempre bom, então porque rezamos a pedir coisas? Se forem boas, e Deus as deseja para nós, então fará com que as recebamos. Se não forem boas, não dará. Então para quê pedir?

A minha aluna escreveu de volta: “Mas se sou inteiramente submissa a Deus, não devia estar a pedir coisas, pois não?”

“Deus é esperto nisso” não tinha resultado, pelos vistos, e conhecendo esta jovem determinada e entusiasta sabia que dizer “tem paciência e espera até podermos falar outra vez” também não a iria satisfazer. Por isso, e ainda com pouca vontade de mandar uma mensagem longa, escrevi: “Jesus disse que devíamos pedir por aquilo de que precisamos. Se calhar devíamos escutá-lo, porque é capaz de saber do que fala, sendo Deus”.

Novamente, nada de teologia sofisticada ou apologética inspirada, mas não é assim tão diferente daquilo que Deus diz a Pedro na Transfiguração: “Eis o meu filho muito amado… Escutai-o!”

A minha aluna admitiu que ainda estava confusa, por isso insisti. “Então, de um lado estás tu, a pensar se deverias, ou não, pedir por aquilo de que precisas, e do outro está Deus feito homem, que em muitos lugares nas Escrituras nos diz que devemos continuar a bater à porta, para pedir aquilo de que precisamos. Em quem é que depositas a tua confiança?”

Depois de uma curta pausa, ela escreveu: “Então é suposto eu ser totalmente submissa à sua vontade e também pedir por coisas – ou seja, não viver de forma passiva?” Eis a beleza do Espírito Santo quando somos professores. É precisamente quando estamos a ser demasiado preguiçosos para fazer um bom trabalho, ou simplesmente não sabemos o que dizer, que o Paráclito intervém e ajuda os alunos a compreenderem as coisas por eles.

Por alguma razão, Deus quere que nos submetamos à sua vontade, mas que continuemos a pedir coisas, e não “viver de forma passiva”. Ele quere que colaboremos com a sua graça. Não está simplesmente a mexer os cordelinhos, como um marionetista. Ele não age sem nós. O seu objectivo é transformar-nos. E para que isso aconteça é preciso colaborarmos com Ele e cumprirmos a nossa parte.

Isto talvez seja mais fácil de compreender quando estamos a lidar com outros. Quando  descobri que a minha aluna estava doente, escrevi: “Então, usando a mesma lógica, eu não devia rezar para que recuperes? Também é estúpido pedir coisas para outros de que precisem?”

Abraão pede por Sodoma e Gomorra
“Bem visto”, escreveu de volta. “Mas rezar por outros parece muito diferente de rezar por nós mesmos”. Bom, sim, pode parecer diferente, mas será? O novo mandamento é amarmos o nosso próximo como a nós mesmos. Se não encontramos razões para rezar por nós, então quanto tempo passará até deixarmos de encontrar razões para rezar pelos outros?

Parece que Deus quer que compreendamos que estamos nisto juntos. Lembro-me da forma como o Pe. James Schall costumava dizer, quando se despedia: “Reza por mim, que eu rezo por ti!” Deus sabe do que os nossos amigos e entes queridos precisam antes de o pedirmos, mas continuamos a rezar por eles.

Pensem em Abraão, que “regateou” com Deus sobre Sodoma e Gomorra, levando-o a baixar a fasquia de cinquenta homens bons para dez. O que podemos dizer para além de que Deus parece gostar de pessoas assim? Pessoas que acreditam nele o suficiente para o tratar como uma pessoa e não como uma ideia filosófica; pessoas com coragem para defender causas importantes e lutar por elas; pessoas que têm mesmo fé de que Ele é capaz de fazer as coisas que lhe pedimos.

Quando não pedimos é porque estamos a submeter-nos à sua vontade, ou porque, bem lá no fundo, temos medo de que Deus seja de tal forma transcendente que Ele não intervém, ou não pode intervir, no funcionamento do mundo, tal como um relojoeiro que não pode intervir na mecânica do seu relógio. Essa é uma perspectiva razoável, mas não podemos aceitar isso e ao mesmo tempo aceitar a realidade da encarnação. O Deus das Escrituras não é especialmente tímido quando toca a intervir na história humana.

Sem dúvida que existem bons argumentos para a oração de petição que envolvem uma compreensão mais sofisticada da providência divina. Mas no final de contas a maioria de nós provavelmente acabará por alinhar com “Jesus disse-te para bateres à porta, e Ele deve saber do que fala”. Pedimos coisas a Deus quando queremos que aconteçam, mas também quando nos queremos submeter à sua vontade. Como é que se concilia estas duas coisas?

Que mais posso dizer? Deus é esperto nisso. Ele lá arranja maneira.


Randall Smith é professor de teologia na Universidade de St. Thomas, Houston.

(Publicado pela primeira vez em The Catholic Thing na terça-feira, 24 de Janeiro de 2023)

© 2023 The Catholic Thing. Direitos reservados. Para os direitos de reprodução contacte: info@frinstitute.org

The Catholic Thing é um fórum de opinião católica inteligente. As opiniões expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Este artigo aparece publicado em Actualidade Religiosa com o consentimento de The Catholic Thing.




1 comment:

  1. Lindo! É uma questão muito pertinente. Hoje dei comigo a interromper a minha oração, em que pedia um pouco de sol para a visita de estudo da minha filha, porque de repente me senti um monstro: como é que posso estar preocupada com o sol numa visita de estudo diante da tragédia da Turquia? Depois acalmei... Deus consegue pensar em todos nós ao mesmo tempo, e por incrível que nos pareça, as nossas pequenas questões e as questões realmente grandes estão todas igualmente sob o seu olhar.
    Só uma pequena correção: o mandamento novo não é amar o próximo como a nós mesmos. Esse é o antigo, Levítico 19, 18. O novo é amar o próximo como Jesus nos amou: "Dou-vos um mandamento novo: amai-vos como Eu vos amei." (Jo 13, 34)

    ReplyDelete

Partilhar