Friday 30 September 2016

Ossétia, Abkhazia e Karabakh

Nem todos estão abertos á mensagem do Papa
O Papa Francisco chegou esta sexta-feira à Geórgia para a sua segunda visita ao Cáucaso no espaço de poucos meses. À chegada encontrou-se com o Presidente e deixou algumas indirectas à Rússia, por causa da Ossétia do Sul e da Abkhazia.

Depois, Francisco encontrou-se com o Patriarca Illia II, a quem fez um discurso muito emotivo e simpático, sublinhando como o amor pode ser o caminho para superar as divisões. O Patriarca encontra-se muito frágil e faz lembrar João Paulo II no final do pontificado…

A visita continua amanhã e no domingo Francisco visita o Azerbaijão. Um dos temas que será abordado sem dúvida no Azerbaijão é do conflito em Nagorno Karabakh. Agora lembram-se de eu ter dito que estive de viagem em Setembro? Foi precisamente para ir a Karabakh, o território em disputa. Aqui podem ver o resultado da viagem e aprenderem sobre as origens do conflito e oque move as partes.

Aproveitei também para entrevistar o especialista Felipe Pathé Duarte sobre a importância geoestratégica e política de Karabakh para o mundo.

No comments:

Post a Comment

Partilhar