Tuesday 14 April 2015

Um ano com o Boko Haram, um dia em Sarajevo

Passa hoje precisamente um ano sobre o terrível rapto de perto de 300 raparigas de uma escola na Nigéria. Neste artigo da Renascença, com vídeo, saiba tudo sobre o acto que colocou definitivamente o Boko Haram no mapa.

Esta triste efeméride serviu também de pretexto para se falar com o Sheikh David Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa, o que resultou nesta reportagem, também com vídeo.

Nesta entrevista, que pode ler aqui na íntegra, o imã explica que os muçulmanos portugueses não têm problemas de integração, critica as leituras extremistas do Alcorão, defende os salafitas e fala também da perseguição a que os muçulmanos são sujeitos no mundo.

As forças curdas estão a aproximar-se de Raqqa, a capital de facto do Estado Islâmico na Síria. Isto pode ser sinal de que o Estado Islâmico está em declínio… Veremos. Entretanto na Somália, mais um atentado do al-Shabab fez hoje 10 mortos na capital.

O Papa está a preparar a sua viagem a Sarajevo. À imagem da viagem que fez à Albânia, também de maioria muçulmana, Francisco passará apenas um dia na cidade, mas será um dia em cheio, com nove eventos planeados para apenas 14 horas.

Há muitos anos cruzei-me com um jovem militante da Juventude Socialista que, contra forças muito influentes no seu próprio partido, lutava incansavelmente contra a legalização do aborto em Portugal. Hoje o Claudio Anaia pediu-me para divulgar o seu blog, onde fala desse e de muitos outros assuntos, muitos dos quais ligados também a religião e actualidade social e política, o que faço com muito gosto.

No comments:

Post a Comment

Partilhar