Friday 30 June 2023

Este post contém más notícias, mas não temais!

O cardeal Zuppi, que o Papa encarregou de tentar obter um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia, viajou para Moscovo, onde se encontrou com altas figuras quer do Estado, quer da Igreja Ortodoxa. A Rússia garante que não há nada de concreto por enquanto, mas sabendo que grande parte destes processos passa por ganhar a confiança dos parceiros de diálogo, o mero facto de a viagem ter existido é um bom sinal.

O Grupo VITA, criado pela CEP para acolher e cuidar de vítimas de abusos sexuais, diz que já passou vários casos ao Ministério Público, com quem tem agora um “canal directo”. Não foram dados detalhes sobre os casos, mas são 23 denúncias que não tinham sido feitas anteriormente a qualquer outro organismo.

Por falar em abusos, há ainda algumas novidades que não merecendo a publicação de um novo post, devem ser partilhadas. A Actualidade Religiosa apurou recentemente que os três padres da diocese de Lamego que foram referidos nas listas entregues às dioceses viram os seus casos arquivados e por isso estão em plena actividade. Isto inclui o padre que tinha sido referido por engano na lista de Bragança, mas era de facto de Lamego.

Apurou ainda que o padre originalmente de Setúbal que residia em Vila Real, e que por engano vinha referido em ambas as listas, com as duas dioceses a disputar quem tinha de facto responsabilidade sobre ele, vai ficar sob a alçada de Vila Real, por decisão do Vaticano. O padre já se encontra provisoriamente afastado, por isso a grande novidade é que agora o seu processo pode avançar. Por fim, a informação que não foi apurada por mim, mas que só encontrei recentemente, de que um padre “jovem, no activo” de Braga, que foi denunciado pela mãe de uma alegada vítima ainda no tempo de D. Jorge Ortiga, é afinal o padre Albino Meireles, que constava da lista da Comissão Independente. Isto significa que nas minhas listagens ele estava duplicado. A situação foi corrigida, e os números finais e estatísticas actualizados. O padre Albino é suspeito de ter abusado de cinco vítimas e ainda de ter acedido a material pornográfico infantil, para além de ser acusado de posse de arma e munições proibidas.

Recordo que tenho três posts de referência sobre estes assuntos. Uma cronologia actualizada de todas as situações públicas de abusos na Igreja; um relato mais detalhado, por diocese, de tudo o que se sabe e o que não se sabe sobre todos os casos que são conhecidos e por fim um outro post só sobre os casos referidos nas listas da Comissão Independente.

A semana passada falei-vos do Relatório da Liberdade Religiosa, publicado pela fundação Ajuda à Igreja que Sofre. Esse relatório está cheio de casos terríveis e um dos países mais preocupantes é a Nigéria. Pois bem, esta semana partilho convosco uma outra história vinda da Nigéria que mostra que há sempre esperança! Leiam sobre os muçulmanos de uma aldeia no norte que juntaram dinheiro para pagar o resgate dos seus vizinhos cristãos que tinham sido raptados.

Deixo-vos ainda com o link para o meu mais recente artigo no jornal dos Combonianos World Mission, sobre a dupla tragédia que atinge a Síria, e convido-vos a ler este artigo sobre o conflito interétnico que se tornou uma perseguição aos cristãos em Manipur, na Índia.

Eu sei que muitas das notícias que partilho convosco são tristes, ou são assustadoras. Mas a Bíblia diz-nos muitas vezes para nada temer (há quem diga que são 365 vezes, mas cheira-me a mito urbano). Na verdade, diz-nos Jesus, a única coisa que devemos temer é Aquele que tem poder sobre a vida e sobre a alma: Deus. Mas afinal de contas devemos temer ou não? E o que significa temer a Deus? O padre Paul Scalia explora essa questão magnificamente no artigo desta semana do The Catholic Thing.

No comments:

Post a Comment

Partilhar