Michael Pakaluk |
Enquanto pai de oito filhos, sete dos quais ainda em casa,
incluindo um que está a aprender a andar, gostaria de partilhar convosco os
meus pensamentos sobre o terço em família. Falo a partir da minha própria
experiência, claro. Diferentes famílias têm hábitos diferentes. Começo, assim,
com umas breves reflexões sobre a beleza do terço e depois partilharei algumas
regras básicas, que tenho achado úteis, para o rezar de forma simples.
A beleza do terço está na sua humildade. É humilde porque
nos foi dada a papa feita. As palavras do Avé-Maria vêm sobretudo das Escrituras;
o Pai-Nosso foi-nos ensinado pelo Senhor. A própria Virgem Maria, os santos e
os papas recomendaram que o rezemos diariamente. É impossível rezar o terço com
altivez. O intelecto humano mais exaltado e o trabalhador mais simples dos
campos estão a fazer a mesma coisa quando rezam esta oração.
O terço tem a beleza da simplicidade. Deus ama a
simplicidade, porque a fez simples. A simplicidade é cíclica, como os dias, as
semanas e os anos. É repetitiva, como as tarefas do dia-a-dia. Um sinal claro
da simplicidade é que temos de nos esforçar para garantir que as rotinas são
feitas com amor. O terço tem, por isso, a beleza não de uma grande sinfonia, nem
do tecto da Capela Sistina, mas do canto das árvores, do som de um riacho ou de
nuvens brancas contra um céu azul até ao horizonte. A beleza do terço em si é
igualada pela beleza das virtudes que recebemos quando o recitamos: para além
de perseverança, lealdade, autocontrolo, diligência e consideração.
O terço tem a beleza de uma bela “obra”. É uma oração
tangível. Sim, é melhor estar a desfiar as contas do que dobrar os dedos. O som
da recitação do terço é como uma medida, a que correspondemos. É como um percurso
de corrida que se acaba, ou que se completa. Até podemos distrair-nos quando
damos a volta, mas é a vontade que se distrai, porque nós continuamos. Podemos,
inclusive, estar a lutar contra a rotina quando a rezamos, mas se chegamos ao
fim podemos dizer, como São Paulo, que alcançámos a meta. A vida dos cristãos tem
demasiadas boas-intenções: um terço completo é uma boa obra, não é algo
imaginado ou inutilmente desejado.
O terço chama a si a beleza do Senhor. Porquê? Porque de
forma misteriosa, Maria é a melhor lente através da qual podemos contemplar a
vida de Cristo. Ela é de forma subjectiva, por assim dizer, aquilo que Ele é de
forma objectiva; é o melhor modelo de compaixão, da sua Paixão. O Papa São João
Paulo II falou de contemplar Cristo na escola de Maria e o Papa Francisco fez
eco desta linguagem na sua carta: “a contemplação do rosto de Cristo, juntamente
com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família
espiritual e ajudar-nos-á a superar esta prova.”
Através da sua beleza, o terço distribui graças às
famílias. Uma velha máxima da metafísica diz que “tudo o que recebe, recebe à
moda do destinatário, e não à moda da coisa recebida”. É terrível pensar na
nossa própria capacidade de receber a vida do Senhor – a dureza do nosso
coração, a aridez, sonolência e inconsideração. Rezar o terço é pedir para
receber o Senhor da forma como Maria o recebeu. Na estranha economia da
salvação, em que Deus conta aquilo que é virtual como se fosse de cada um,
desejar receber o Senhor como Maria o recebeu é recebê-lo como Maria o recebeu.
Estas são algumas das razões pelas quais o terço é belo. Aproveito
agora para partilhar algumas regras para o rezar com simplicidade. Mais uma
vez, são só algumas ideias que têm sido úteis para mim.
Hora fixa. Ajuda muito rezar o terço ao mesmo tempo, seja
horário (por exemplo às 18h30) seja sequencial (logo a seguir ao jantar).
Comece. Não espere que toda a gente esteja presente para
começar. Quem está presente deve apenas sentar-se e começar, à hora combinada,
mesmo que seja só o pai. Os outros juntam-se depois.
Adapte as suas expetativas. O nosso mais novo passeia-se
pela sala e tenta distrair as pessoas com as suas caretas, enquanto o nosso estudante
do secundário, que está a aprender a rezar em latim, pode pedir para rezar uma
década nessa língua. Observe o princípio aristotélico do meio relativo a nós.
Acrescente algum mistério ou intimidade. Quando está frio
acendemos a lareira e apagamos as luzes; pode-se acender umas velas, ou usar
uma imagem de Nossa Senhora, talvez adornada com umas flores.
Ensine algumas coisas básicas sobre o terço, sobretudo o que
são os mistérios e porque os contemplamos, com as Avé-Marias a fazer de música
de fundo.
Não demore. É possível prolongar o terço com todo o
género de orações e meditações. Isso não tem mal nenhum, mas para correr bem, o
terço rezado em família deve ser curto, cerca de 15 minutos e não mais de 20.
Em todas as coisas, seja flexível e pragmático. Mantenha
a calma, porque o terço é um acto de amor; mantenha o seu sentido de humor e
recorde a sábia máxima de Chesterton de que tudo o que vale a pena fazer, vale
a pena fazer mal.
Michael Pakaluk, é um académico associado a Academia
Pontifícia de São Tomás Aquino e professor da Busch School of Business and
Economics, da Catholic University of America. Vive em Hyattsville, com a sua
mulher Catherine e os seus oito filhos.
(Publicado pela primeira vez em The Catholic Thing na terça-feira, 12 de maio de 2020)
© 2020
The Catholic Thing. Direitos reservados. Para os direitos de
reprodução contacte: info@frinstitute.org
The Catholic Thing é um fórum de opinião católica
inteligente. As opiniões expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus
autores. Este artigo aparece publicado em Actualidade Religiosa com o consentimento de The Catholic Thing.
No comments:
Post a Comment