Tuesday 26 February 2013

Papa emérito, Patriarca à espera

Bento XVI diz adeus aos seus sapatos encarnados...
Aproxima-se o fim do pontificado de Bento XVI, estamos a cerca de 48 horas. Hoje ficámos a saber que depois das 20h de dia 28 ele passará a ser conhecido como Papa Emérito e deixará de usar os sapatos encarnados tão característicos…

Quanto ao Conclave, novidades, em princípio, só no dia 4 de Março. Os cardeais podem reunir logo a partir de Sexta mas, em princípio, só o farão na Segunda. Até lá, esperar.

Entre esses cardeais estará o Arcebispo de Nova Iorque, Timothy Dolan. É ele o Cardeal escolhido para analise mais cuidada no blogue, hoje. Dolan já partiu para Roma e deixou um pedido aos seus fiéis: “Se não voltar antes de Domingo de Ramos, mandem manteiga de amendoim, porque lá não há”. E agora fiquei com fome…

Caso não tenham reparado, hoje foi um dia muito importante para o episcopado português. D. José Policarpo e D. Januário Torgal Ferreira fazem anos, e são datas especiais! D. Januário, que foi ontem entrevistado na Renascença, faz 75 e acredita que o seu substituto só virá com a nomeação do novo Papa. Já o Patriarca chega hoje ao fim do prazo de dois anos de “extensão” que o Papa lhe concedeu para o seu episcopado e espera, a qualquer momento, a nomeação do seu sucessor. Não se preocupem que quando houver novidades serão dos primeiros a saber!

No comments:

Post a Comment

Partilhar