Wednesday 20 February 2013

Angelo Bagnasco

Nascido: 14 de Janeiro de 1943
Ordenado padre a 29 de Junho de 1966 e
Bispo a 7 de Fevereiro de 1998
O Cardeal Bagnasco é arcebispo de Génova. É considerado um conservador e, desde 2007, preside à Conferência Episcopal Italiana, uma posição que lhe dá grande influência junto dos seus compatriotas.

Aos 70 anos parece ter uma idade adequada para ser elegível.

Durante a sua carreira académica Bagnasco foi professor de filosofia e de “Ateísmo contemporâneo” o que o deixa bem equipado para enfrentar um dos grandes desafios que se colocam à Igreja actualmente no mundo ocidental.

Nos últimos anos Angelo Bagnasco tem sido uma das vozes mais firmes do episcopado italiano contra o aborto e o “casamento” entre homossexuais, por exemplo. As suas declarações mereceram-lhe críticas severas da parte de activistas homossexuais e chegou a receber várias ameaças de morte, incluindo embalagens no correio com munições, ao ponto de a polícia de Génova ter destacado um agente para o proteger.

Apesar da firmeza demonstrada na defesa da doutrina católica, o facto de já acarretar tanta inimizade por parte de sectores fora da Igreja poderá ser um factor de alarme para os outros cardeais.

No comments:

Post a Comment

Partilhar