Monday 14 September 2015

Entrevista do Papa à Renascença

Foi hoje divulgada a entrevista exclusiva do Papa Francisco à Renascença.


Há uma tradução para inglês também caso queiram partilhar com amigos estrangeiros.

Como é natural, uma entrevista destas mereceu já vários comentários de personalidades da sociedade civil, incluindo Eugénio da Fonseca, da Cáritas, que se mostra surpreendido pelo facto de o Papa dizer que confia na nova geração de políticos

A entrevista foi transmitida na íntegra em Português às 9h00 e repete esta tarde às 19h. Depois, a partir das 23h, podem ouvir um debate sobre a entrevista, com a presença de vários comentadores, incluindo Rui Marques e César das Neves.

Uma das respostas mais importantes do Papa, no meu entender, tem a ver com a crise dos refugiados. Francisco não nega que existe um perigo de infiltração de extremistas, mas apesar disso diz que é dever dos cristãos acolher, conforme nos dizem as escrituras. Nesta linha, destaque também para a nota da Comissão Nacional Justiça e Paz, que conclui precisamente que “Ser fiel às raízes cristãs da cultura europeia é adoptar comportamentos coerentes com a mensagem cristã. Não há coerência quando se recusa o acolhimento de refugiados por não partilharem a fé cristã”.

No comments:

Post a Comment

Partilhar