Tuesday 27 January 2015

Mulheres bispo, transexuais espanhóis e paróquias pobres

Hadjadj
Foi hoje consagrada a primeira bispo da Igreja de Inglaterra (anglicana). Falei sobre o assunto com o bispo D. José Jorge de Pina Cabral, da Igreja Lusitana (ramo do anglicanismo em Portugal) e nestes dois artigos analiso os efeitos da decisão tanto a nível interno como para o diálogo ecuménico e as razões pelas quais a Igreja Católica rejeita seguir o exemplo de Cantuária.

Há paróquias em Portugal onde num domingo bom o ofertório rende 15 euros. Como sobrevivem os padres das paróquias pobres? Um deles confessa que foi depois de assumir uma dessas paróquias que descobriu o que é a fé.

No sábado decorreu o II Encontro Nacional de Leigos. Tive a sorte de poder participar num dos ateliês, que correu muito bem, e mesmo os restantes a que pude assistir foram interessantíssimos. Mas o momento do dia foi, sem dúvida, a palestra de Fabrice Hadjadj! Sei que o texto estava escrito e previamente traduzido para português e por isso espero sinceramente que a organização o disponibilize online!

Na missa final, D. António Francisco dos Santos lamentou o facto de estarmos a educar as nossas crianças para a violência.


Por fim, hoje o Papa Francisco pediu o fim da violência na Ucrânia e foi tornado público que no passado sábado recebeu em audiência um transexual espanhol. Aviso já que não aceitarei qualquer comentário discriminatório sobre este assunto. O senhor em questão não tem qualquer culpa, nem escolheu ser como é. Nasceu assim. Estou a falar do facto de ser espanhol, claro.

No comments:

Post a Comment

Partilhar