Monday 1 December 2014

Estrasburgo e Turquia - Best of

Estou de volta, depois de ter estado a acompanhar a viagem do Papa Francisco a Estrasburgo.

Entretanto Francisco foi para a Turquia (sem mim) e estive no fim-de-semana a cobrir essa viagem histórica, pelo que tenho muito para partilhar. Serei por isso sucinto.

De Estrasburgo, chamo atenção para o artigo de opinião que escrevi sobre os apelos do Papa à Europa. A partir daí podem seguir as ligações para ler outras peças, se assim entenderem.

Da Turquia há muita coisa. O Papa discursou na presença do presidente e do responsável pelos assuntos religiosos na Sexta-feira. Mas o principal esteve reservado para Sábado e domingo, nos encontros com o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla.


Para melhor compreender a importância desta visita importa saber o que é que separa católicos e ortodoxos, e como esta viagem ajudou a construir pontes.

No regresso a Roma o Papa falou com os jornalistas e disse que era bom ouvir todos os líderes muçulmanos a criticar o Estado Islâmico.

Sobre a visita, leiam o artigo de opinião de Aura Miguel, muito esclarecedor.


Termino com a chamada de atenção para o artigo da semana passada do The Catholic Thing, onde Randall Smith explica porque é que uma visão secularista da realidade é sempre, necessariamente, limitada.

No comments:

Post a Comment

Partilhar