Tuesday 1 April 2014

Suspeitas de abusos no Funchal; novo Patriarca Siríaco

Novo Patriarca Siríaco, Mor Inácio Aphrem II
Há uma nova suspeita de casos de abusos em Portugal. Desta vez é o reitor do seminário do Funchal. A diocese promete colaboração com as autoridades mas critica a forma como a notícia foi divulgada. Recordo que podem encontrar aqui uma cronologia dos casos que vieram a público em Portugal nos últimos anos.

Estão em Portugal os dirigentes da fundação Ajuda à Igreja que Sofre, com o objectivo de encontrar formas de “angariar” doadores mais novos e a preparar o relatório de perseguição para 2014.

Foi hoje eleito o novo Patriarca da Igreja Ortodoxa Siríaca. Mor Inácio Aphrem II era, até agora, metropolita dos siríacos nos Estados Unidos e sobre a guerra civil no seu país natal diz: “Não somos pelo regime nem contra o regime, somos contra a destruição da Síria”.

A semana passada divulguei a reportagem que fiz no Michigan, em Setembro do ano passado, mas que só foi publicada agora. Ontem publiquei no blog a transcrição integral, em inglês, da entrevista à advogada que falou sobre liberdade religiosa e casamento homossexual e também a entrevista ao padre Denis Heames, que fala do espaço para a Igreja na Praça Pública e conta como se converteu enquanto actor em Hollywood.

Por fim, um bocadinho de autopromoção. No sábado passado fui falar ao Clube 7+, aos pais de alguns dos jovens que o frequentam, sobre o aniversário do pontificado do Papa Francisco. Correu muito bem, como podem ver por este artigo.

No comments:

Post a Comment

Partilhar