Thursday 2 December 2021

Papa em Chipre e Comissão Independente formada

O Papa chegou esta quinta-feira a Chipre. No seu primeiro discurso, aos fiéis católicos de rito maronita, Francisco pediu uma Igreja paciente e fraterna, sem muros.

Mais tarde, às autoridades civis e políticas comparou Chipre a uma pérola e pediu o fim do sectarismo e nacionalismo para alcançar a paz na ilha, dividida entre turcos e gregos. Esta é uma visita que tem também uma grande carga ecuménica.

Decorreu também hoje a conferência de imprensa de apresentação da comissão independente para investigar os abusos sexuais na Igreja Católica. O organismo liderado por Pedro Strecht vai apresentar o seu relatório até ao final de 2022 e quer dar voz às vítimas.

Não foi um caso de abusos sexuais, mas uma relação “ambígua” com uma mulher que levou à resignação do arcebispo de Paris, aceite esta quinta-feira pelo Papa.

Não deixem de ler o artigo desta semana do The Catholic Thing. Em tempo de Advento o autor Francis X. Maier desafia-vos a conhecer a figura de um jesuíta assassinado pelos nazis mesmo antes do fim da Segunda Guerra Mundial. Vale bem a pena ler!

No comments:

Post a Comment

Partilhar